YD Comunicação - 05/08/2022
Criado em 1967, o dia homenageia o médico Oswaldo Cruz e visa despertar valores relacionados à saúde
Em 1967, por meio da Lei nº 5.352, o Brasil criou o Dia Nacional da Saúde, para alertar à população sobre os cuidados com o bem-estar físico, mental e social. A data foi instituída como 5 de agosto, em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu nesse dia, em 1872. A saúde é um equilíbrio, conquistado no dia a dia e as ações preventivas são essenciais para manter o corpo são. Inclusive, a prevenção de queimaduras não poderia ficar de fora.
"O Dia Nacional de Saúde é para falarmos de prevenção e nós, como Sociedade Brasileira de Queimaduras, temos que lembrar da prevenção de queimaduras. Temos que ficar em alerta com o ambiente doméstico, cuidado com os líquidos quentes, os inflamáveis, com as crianças, por isso, temos que lembrar à população de evitar as formas mais comuns de acidentes com queimaduras. A pessoa quando está em uma atividade que pode gerar queimadura, deve ter foco total, estar atenta para que não ocorra nenhum acidente", destaca o presidente da SBQ, José Adorno.
Já no ponto de vista de legislação, José Adorno explica que ainda se tem muito o que fazer para diminuir os acidentes e aumentar as ações de prevenção para a doença queimadura. "A doença queimadura não é só associada ao trauma agudo, à morte, ao sofrimento, à dor, mas, também, às sequelas, que estão associadas à pele fragilizada, a doenças psiquiatricas e psicológicas, limitação funcional, enfretamento da família, etc. Então, neste Dia Nacional da Saúde, temos que concientizar sobre a prevenção de queimaduras, que é a melhor maneira de cuidar da saúde", alerta o presidente da SBQ.
Conforme José Adorno, as queimaduras correspondem à quarta causa de anos perdidos de vida de uma pessoa, o que causa um impacto muito significativo. "Os nossos órgãos públicos e instituições devem implementar politicas públicas que estejam sempre dentro de diretirzes e políticas que protejam nossa população", ressalta.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) - O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estipulou 7 de abril, em 1948, como o Dia da Saúde, devido à preocupação em manter o bom estado de saúde mundial da sociedade e orientar e conscientizar sobre os seus problemas. Assim, saúde é definida pela OMS como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”.
No Brasil, o dia mudou, para celebrar o nascimento de Oswaldo Cruz, que foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias de febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Além de ter fundado, em 1900, o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz.