YD Comunicação - 11/07/2023
Profissionais alertam para os principais acidentes no período
Criançada de férias e a atenção deve ser redobrada. No período do recesso escolar, há aumento do risco de queimaduras. Cuidados podem evitar acidentes para garantir um mês com brincadeiras, diversão e muita saúde para os pequenos.
De acordo com a pediatra Maria Cristina do Valle, em crianças menores de 5 anos, os acidentes mais comuns são por líquido quente. Já em crianças maiores, os acidentes acontecem por brincadeiras com álcool ou por soltar pipa perto da rede elétrica.
Para quem vai viajar, o cirurgião pediátrico chefe da unidade de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Rodrigo Feijó, alerta que, se ficar exposto ao sol, deve ser utilizado proteção solar para evitar as queimaduras solares.
As crianças que vão passar as férias em lugares frios, além dos cuidados com os líquidos aquecidos, os aquecedores e lareiras também merecem atenção. As crianças nunca devem ficar perto desses objetos sem supervisão.
Primeiro cuidados - Em caso de queimaduras, deve-se enxaguar o local com água corrente em temperatura ambiente, cobrir com toalhas limpas e procurar assistência médica. "Não se deve colocar nenhum tipo de substância na queimadura até o atendimento de um profissional habilitado", alerta Rodrigo Feijó.
Maria Cristina do Valle ressalta que, se a queimadura for causada por chama no corpo, a criança deve parar, deitar e rolar até apagar o fogo, esfriar a lesão com água corrente e procurar ajuda médica.
Ela convida a todos para visitar o portal da Sociedade Brasileira de Queimaduras. "No site podem encontrar cartilhas de prevenção desse grave trauma dirigida não só para os adultos, mas para as crianças, além dos primeiros cuidados", sugere.