YD Comunicação - 26/05/2023
Saiba como agir em caso de alguma intercorrência perto de você
Um longo período sem chuvas, temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar, ventos fortes e vegetação seca são fatores que influenciam e tornam mais frequentes as queimadas neste período do ano. É importante ter precauções para evitar queimaduras pelo contato com o fogo ou por inalação de fumaça.
O cirurgião plástico e 1° secretário da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), da regional de Minas Gerais, Marcelo Lopes Ribeiro, destaca as queimadas em locais abertos, como em florestas, matas ou plantações e as queimaduras que elas podem ocasionar.
"São áreas críticas que podem provocar queimaduras de vias aéreas, devido ao ar quente respirado; dependendo da substância queimada e inalada pode provocar lesões de característica química; e a área muito quente com o ar mais seco pode provocar uma aclimação, causando a desidratação", esclarece.
O médico orienta, em casos de queimaduras, molhar o local atingido com água fria ou cobrir com um pano limpo umedecido com água e procurar atendimento médico. "Não rompa as bolhas, deixe o profissional de saúde fazer este cuidado corretamente", acentua.
Se inalar fumaça, a orientação é tentar se deslocar para o local mais arejado possível e pedir ajuda. Caso a roupa pegue fogo, é importante retirar imediatamente e resfriar o corpo o mais rápido possível. Depois, cobrir o corpo novamente para evitar a hipotermia sem a proteção da pele, que provavelmente sofreu queimaduras.
Bombeiros e população - Em ações de prevenção e enfrentamento aos incêndios em vegetação, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) pede o apoio da população com ações positivas:
- Evitar atitudes que possam levar ao incêndio (limpeza de lote com uso do fogo, jogar pontas de cigarros às margens das rodovias, etc.);
- Fazer denúncia via 181, quando perceber ações de terceiros que levem a um incêndio (a identidade será mantida em total sigilo);
- Em se percebendo um princípio de incêndio, caracterizado pela fumaça em meio a vegetação, acionar o CBMMG através do 193 (quanto antes se inicia o combate, maiores são as chances de sucesso, empregando uma quantidade menor de recursos).
- Incêndio em vegetação é crime tipificado na Lei Federal nº 9605, de fevereiro de 1998, artigo 41, "Provocar incêndio em Mata ou Floresta". A pena é de 2 à 4 anos de reclusão mais multa, se doloso; ou 6 meses à 1 ano de detenção mais multa, se culposo.