CTQ do Hospital Infantil Joana de Gusmão será reaberto

YD Comunicação - 19/10/2022

Unidade estava fechada desde 2018. Abertura será possível após mobilização de apoiadores 

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, reiniciou a reforma da Unidade de Tratamento de Queimado (UTQ), com previsão de reabertura no dia 31 de outubro. O local estava desativado para manutenção desde junho de 2018. A entrega será possível devido à mobilização de membros do hospital, entidade sem fins lucrativos, pessoas físicas e empresas. 

A unidade, que é referência de alta complexidade para o tratamento de crianças com queimaduras de grande extensão, estava improvisado em uma unidade clínica do hospital. “Nesta unidade, o HIJG consegue atender pacientes com até 25 % de superfície corporal queimada (SCQ), os pacientes com queimaduras de maior extensão são transferidos para outro estado”, conta o chefe da UTQ do Hospital, Rodrigo Feijó.

A nova estrutura está sendo preparada para receber pacientes em seis leitos de enfermaria e mais dois de isolamento com banheiros. A área total que será reformada é de 331,54 m². O espaço já teve alterações em alvenaria, para criação de novos ambientes, conforme aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual, e conta com readequações de revestimentos, climatização, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, gases medicinais, entre outras.

“Atualmente, o HIJG atende os pacientes queimados na também chamada Unidade de Queimados, mas que fica no segundo piso da instituição, com cinco leitos. A mudança de local e estrutura é necessária para que haja mais espaço para os profissionais lidarem com os pacientes que sofreram queimaduras de grande extensão. Exemplo disso será a nova sala de balneoterapia, com 11,43 m², onde os banhos e as trocas de curativos serão mais seguros e confortáveis para os pacientes, com menos chance de infecções comuns em casos de queimaduras”, diz Rodrigo Feijó.

A estrutura contará, ainda, com banheiros e sanitários masculino e feminino com acessibilidade, vestiário dos funcionários e de acompanhantes, depósito de material de limpeza, sala de utilidades, sala administrativa, quarto de plantão, copa de distribuição, depósito de equipamentos, salas de curativo e serviço e área de transferência.

Apoiadores – O chefe do serviço de Anestesia do HIJG, Alexandre Buffon, foi o primeiro apoiador. Em um evento no restaurante Donna Jurerê, em Florianópolis, foram angariados recursos que foram totalmente revertidos à direção do hospital para o início da reforma da Unidade.

Há cerca de um ano, o Salah Shriners, entidade sem fins lucrativos, procurou a diretoria do HIJG com a proposta de promover ações e captar o apoio de iniciativas privadas e da comunidade, canalizando recursos para a reconstrução da unidade. Uma delas ocorreu na véspera do Dia das Crianças: um festival de música com o apoio de artistas e empresários da região.

A Construtora Lumis, por intermédio da deputada estadual Marlene Fengler, contribuiu com os gases medicinais. A Compear Climatização fez toda a tubulação, bem como o conserto dos equipamentos. A família do Rafael Kuerten e do Wilson S. Souza contribuíram para o auxílio de aquisição de mobiliário.

Os eventos beneficentes continuam angariando fundos para o término da unidade. A ajuda dos apoiadores foi fundamental para dar continuidade ao trabalho. “Juntem-se a nós no esforço de oferecer o tratamento adequado e digno a criança vítima de queimadura no estado de Santa Catarina”, convida o chefe da UTQ do Infantil Joana de Gusmão, Rodrigo Feijó.

Sobre o HIJG – O hospital possui UTQ desde a sua inauguração, em 1979, e recebe pacientes de todo o Estado de Santa Catarina, desde os que necessitam de tratamento da fase aguda até a reabilitação de sequelas. 


Outras Notícias

CNNAQ está com data marcada. Não perca a chance de participar do curso completo sobre normatização de atendimento ao queimado

Edital de Convocação - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!