CTQ do Hospital Infantil Joana de Gusmão será reaberto

YD Comunicação - 19/10/2022

Unidade estava fechada desde 2018. Abertura será possível após mobilização de apoiadores 

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, reiniciou a reforma da Unidade de Tratamento de Queimado (UTQ), com previsão de reabertura no dia 31 de outubro. O local estava desativado para manutenção desde junho de 2018. A entrega será possível devido à mobilização de membros do hospital, entidade sem fins lucrativos, pessoas físicas e empresas. 

A unidade, que é referência de alta complexidade para o tratamento de crianças com queimaduras de grande extensão, estava improvisado em uma unidade clínica do hospital. “Nesta unidade, o HIJG consegue atender pacientes com até 25 % de superfície corporal queimada (SCQ), os pacientes com queimaduras de maior extensão são transferidos para outro estado”, conta o chefe da UTQ do Hospital, Rodrigo Feijó.

A nova estrutura está sendo preparada para receber pacientes em seis leitos de enfermaria e mais dois de isolamento com banheiros. A área total que será reformada é de 331,54 m². O espaço já teve alterações em alvenaria, para criação de novos ambientes, conforme aprovado pela Vigilância Sanitária Estadual, e conta com readequações de revestimentos, climatização, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, gases medicinais, entre outras.

“Atualmente, o HIJG atende os pacientes queimados na também chamada Unidade de Queimados, mas que fica no segundo piso da instituição, com cinco leitos. A mudança de local e estrutura é necessária para que haja mais espaço para os profissionais lidarem com os pacientes que sofreram queimaduras de grande extensão. Exemplo disso será a nova sala de balneoterapia, com 11,43 m², onde os banhos e as trocas de curativos serão mais seguros e confortáveis para os pacientes, com menos chance de infecções comuns em casos de queimaduras”, diz Rodrigo Feijó.

A estrutura contará, ainda, com banheiros e sanitários masculino e feminino com acessibilidade, vestiário dos funcionários e de acompanhantes, depósito de material de limpeza, sala de utilidades, sala administrativa, quarto de plantão, copa de distribuição, depósito de equipamentos, salas de curativo e serviço e área de transferência.

Apoiadores – O chefe do serviço de Anestesia do HIJG, Alexandre Buffon, foi o primeiro apoiador. Em um evento no restaurante Donna Jurerê, em Florianópolis, foram angariados recursos que foram totalmente revertidos à direção do hospital para o início da reforma da Unidade.

Há cerca de um ano, o Salah Shriners, entidade sem fins lucrativos, procurou a diretoria do HIJG com a proposta de promover ações e captar o apoio de iniciativas privadas e da comunidade, canalizando recursos para a reconstrução da unidade. Uma delas ocorreu na véspera do Dia das Crianças: um festival de música com o apoio de artistas e empresários da região.

A Construtora Lumis, por intermédio da deputada estadual Marlene Fengler, contribuiu com os gases medicinais. A Compear Climatização fez toda a tubulação, bem como o conserto dos equipamentos. A família do Rafael Kuerten e do Wilson S. Souza contribuíram para o auxílio de aquisição de mobiliário.

Os eventos beneficentes continuam angariando fundos para o término da unidade. A ajuda dos apoiadores foi fundamental para dar continuidade ao trabalho. “Juntem-se a nós no esforço de oferecer o tratamento adequado e digno a criança vítima de queimadura no estado de Santa Catarina”, convida o chefe da UTQ do Infantil Joana de Gusmão, Rodrigo Feijó.

Sobre o HIJG – O hospital possui UTQ desde a sua inauguração, em 1979, e recebe pacientes de todo o Estado de Santa Catarina, desde os que necessitam de tratamento da fase aguda até a reabilitação de sequelas. 


Outras Notícias

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais