YD Comunicação - 06/06/2021
Data foi instituída em 2009 para alertar sobre os principais fatores de risco para esses acidentes
Há 12 anos, todo dia 6 de junho é reservado para fazer um alerta à população: quando o assunto é queimadura, o melhor remédio é a prevenção. O Dia Nacional de Luta contra Queimaduras foi instituído por lei (Lei 12.026/2009) com o objetivo de divulgar e conscientizar as pessoas sobre medidas preventivas para a redução de acidentes com queimaduras, que acometem 1 milhão de pessoas, anualmente, no mundo inteiro. No Brasil, são cerca de 150 mil internações por ano. As crianças representam 30% desse número.
"Muitos acidentes por queimadura, de forma global, acontecem em ambiente doméstico. Conhecendo a causa e estabelecendo políticas corretas, com educação, campanhas que promovam cuidado, tenho certeza que podemos diminuir o número de acidentes", observa o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno. A entidade é, hoje, a responsável pela campanha Junho Laranja, dedicando um mês inteiro para apontar caminhos que ajudem as pessoas a ficarem mais atentas para evitar acidentes.
Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. "Em se tratando de queimaduras, prevenir poupa vida e sofrimento. Sem contar que é mais barato do que tratar todas as sequelas que elas trazem", destaca Adorno,que também é cirurgião plástico e atua há anos no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília.