- 14/10/2024
No mês em que se celebra os dias do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, a Sociedade Brasileira de Queimaduras conversa com a representante da Comissão Científica do Comitê de Fisioterapia, Maria Cristina do Valle Serra. Ela se soma a outros 10 profissionais que se reúnem periodicamente para conversar sobre assuntos que tenham a ver com ambas as áreas.
Fazem parte do Comitê de Fisioterapia: Maria Cristina Serra, Aline Reis Silva, Andrea Akemi Morita, Camila de Paiva Barcellos, Isabela da Silva Pereira, Juliano Tibola, Leonardo Augusto Fogaça Tavares, Marcus Vinícius de Mello Pinto, Mário Ferreira da Silva, Roberta Moretti Marçal e Vinícius Guilherme Silva.
Qual o papel do Comitê de Fisioterapia dentro da SBQ?
Organizar com o grupo de especialista em fisioterapia as diversas atuações dessa especialidade, desde a emergência, falando da emergência de cada cuidado que tem que ter em terapia intensiva e também na reabilitação, tanto fisioterapia respiratória quanto motora.
O que já foi desenvolvido/feito/proposto pelo comitê desde sua criação?
Já foram desenvolvidos protocolos sobre o cuidado inicial não só na emergência como em terapia intensiva, a parte de ventilação mecânica.
Caso alguém queira entrar para o comitê, é possível? Se sim, o que precisa fazer?
Se algum fisioterapeuta quiser participar, será muito bem-vindo. A única coisa que ele precisa é entrar em contato para trabalhar conosco. Nós temos fisioterapeuta das diversas regiões do Brasil. E é sempre bom contar com mais um colega.
Há algum projeto novo proposto pelo comitê em andamento ou previsto para 2025?
A terapia ocupacional, para a reabilitação, uso de próteses, para todos falarem a mesma língua. E também essa parte de cicatrização, o que está de mais moderno que se pode fazer para ajudar esse paciente tão grave. Além das sequelas, como evitar as sequelas e como tratar essa sequela. O que se pode fazer dentro da fisioterapia?