Começa o mês de prevenção a queimaduras: o Junho Laranja!

- 02/06/2025

A Sociedade Brasileira de Queimaduras dá início, nesta segunda-feira (2), à campanha Junho Laranja, que neste ano terá como foco as discussões sobre os casos de violência contra a mulher em que são utilizados métodos que levam a queimaduras. Notícias de fatos assim têm aumentado, mas as notificações oficiais ainda são praticamente inexistentes.

Segundo uma pesquisa realizada pela enfermeira Isabella Luiz Resende, publicado em 2021, a qual contou com a orientação da vice-presidente da SBQ, a enfermeira doutora Raquel Pan, notícias publicadas entre os anos de 2018 e 2019 apontaram a Região Sudeste como a que mais teve casos de violência contra a mulher que resultaram em queimaduras, um total de 47,17%.

Em 33,9% das notícias que relataram a área corporal atingida, o rosto foi a área mais afetada (72,2%), seguida do tórax (50%). “O que a gente vê na violência contra a mulher por queimadura é que ele não quer matar ela, ele quer desfigurar, com o pensamento de que se ela não for companheira dele, não vai ser companheira de ninguém”, frisa Raquel Pan.

Mas a campanha Junho Laranja vai além do slogan. Durante todo o mês, tanto a SBQ nacional quanto as regionais se empenham em trabalhar a prevenção a queimaduras no contexto geral e conta com importantes apoiados da causa, como órgãos de governo, organizações não governamentais e a sociedade civil.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que ocorram cerca de 180 mil mortes por queimaduras a cada ano, sendo a maioria nos países de baixa e média renda. Além disso, as queimaduras não fatais são uma das principais causas de morbidade, levando a hospitalizações prolongadas, desfiguração e incapacidades permanentes.

Ainda de acordo com a OMS, estima-se que ocorram aproximadamente 11 milhões de casos de queimaduras que requerem atenção médica em todo o mundo a cada ano. Isso equivale a cerca de 30 mil novos casos por dia.

Sobre o Junho Laranja

Em razão do Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, em 6 de junho, instituído pela Lei 12.026/2009, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) promove, anualmente, a campanha Junho Laranja, com o objetivo de alertar a população e as autoridades sobre os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que eles podem causar.

A cada ano, é escolhido um tema foco, porém todas as formas de prevenção são abordadas em eventos presenciais e online. Monumentos públicos também são iluminados na cor laranja para que possa chamar a atenção das pessoas quanto à importância de pequenas atitudes para evitar acidentes. 

Outras Notícias

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025

XV CBQ encerra com muita troca de conhecimento

Atenção durante festas juninas pode evitar acidentes com queimaduras

Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

Técnicas de camuflagem cosmética elevam autoestima de vítimas de queimaduras

SBQ divulga resultados dos trabalhos científicos enviados para o XV CBQ 2025

Prédios públicos ganham a cor laranja em alusão ao mês de conscientização quanto à prevenção de queimaduras

Queimaduras levam cerca de 70 mil pessoas ao hospital anualmente no Brasil

Sobrevivente de tentativa de feminícidio, Cristina Lopes hoje atua em prol de queimados e de mulheres

Inscrições abertas para o CNNAQ edição Brasília

Lançamento do Junho Laranja falou sobre tipos de violência e deixou reflexão para o futuro

Lívia Cristal encontrou na maquiagem uma forma de se empoderar e encorajar outras mulheres

SBQ promove webconferência em 2 de junho para lançar campanha de prevenção a queimaduras de 2025