- 17/04/2025
Mais uma edição do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ) vai acontecer. Salve esta data e não fique de fora: dias 17 e 18 de junho, no Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Em breve, mais informações sobre as inscrições.
O curso é dividido em 27 módulos mais uma simulação realista. Nos dois dias de curso, os participantes terão explicações completas sobre queimaduras, atendimento inicial, lesão por inalação, choque e ressuscitação hídrica, peculiaridades da criança queimada, manejo da dor, cuidados com as queimaduras, queimaduras elétricas, queimaduras químicas e por radiação, cirurgias de urgência, estabilização, translado e transporte, prevenção de queimaduras, discussões de casos clínicos, entre outros.
CURSO HISTÓRICO - O esboço para o Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado surgiu durante o III Congresso Brasileiro de Queimaduras, em 2001, com a realização do curso de primeiro atendimento da Internacional Society for Burn Injuries (ISBI), ministrado pela Enfermeira Elisabeth Greenfield, a convite do Dr. Nelson Piccolo.
Devido à relevância do conteúdo, o comitê da ABA cedeu todo o material didático para ser analisado pelo grupo da Latinoamerica, concedendo o direito de adequação para o espanhol e português. Com o objetivo de uniformizar o atendimento ao paciente queimado e capacitar os profissionais de saúde, o grupo coordenado pelo doutor Alberto Bolgiani (Argentina), doutora Maria Cristina do Vale Freitas Serra (Brasil) e doutor Flavio Nadruz Novaes (Brasil) se debruçou no processo de tradução e adaptação das aulas, criando os critérios didáticos para formação de instrutores.
Assim, em 2005, os cursos Atencíon Basica Inicial del Paciente con Quemaduras (versão espanhol) e Curso Nacional de Normatização ao Paciente Queimado (versão português) surgiram. No Brasil o marco inicial se deu durante o V Congresso Brasileiro de Queimaduras e XIII Congresso Mundial de Queimaduras, em Fortaleza, em 2006, capacitando aproximadamente 50 instrutores. A partir de então, em cada evento oficial da SBQ o CNNAQ passou a constar como curso obrigatório na grade científica.
Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião