- 04/08/2025
Profissionais do Centro de Tratamento de Queimados de Londrina, entre eles membros da Sociedade Brasileira de Queimaduras da regional Paraná, criaram o Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras com o objetivo de atualização do atendimento ao paciente queimado baseado em evidências.
As reuniões começaram em maio deste ano e já foi elaborado um projeto guarda-chuva multidisciplinar que terá como objetivos gerais o estudo epidemiológico das queimaduras, a análise do estado físico-funcional, nutricional e as condições socioeconômicas dos pacientes, além da avaliação da evolução das feridas e cicatrizes deles.
“Pretendemos, com esses resultados, mapear os padrões regionais das queimaduras para auxiliar na prevenção e protocolos clínicos mais eficazes”, destaca uma das participantes do grupo, a fisioterapeuta e diretoria científica da SBQ Regional Paraná, Angela Ayumi Hoshino.
O grupo também pretender promover palestras mensais para atualização dos profissionais que atuam com o paciente queimado e, também, voltadas para a comunidade acadêmica, já que o CTQ está inserido no Hospital Universitário da UEL. A palestra inaugural será em 25 de agosto, na Associação Médica de Londrina, com a vice-presidente da regional SBQ Paraná, a médica Maria Carolina Bertan Barutta. Para participar é preciso fazer inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.
Além de Angela Ayumi, também fazem parte do grupo de estudo dois médicos, Carolina Caires Amorese – idealizadora do projeto - e Dr Anderson Bruscagim; a nutricionista Luciana Saori Hirata; a assistente social Thaís Aparecida de Souza; os enfermeiras Elisangela Flauzino Zampar e Flávia Gagliano Guergoleti; e as fisioterapeutas Cristiane de Fatima Travensolo e Andrea Akemi Morita.