Cirurgião plástico Luiz Philipe conquista título de doutor pela USP

- 17/09/2017

“Estudar é questionar o caminho para o conhecimento e evolução. Questione, questione sem parar, este é o caminho”, afirma o cirurgião plástico Luiz Philipe Molina Vana, atual presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). Com esse pensamento, o médico decidiu dar mais uma passo na carreira profissional e concluiu o tão sonhado doutorado.

A tese Estudo comparativo de matrizes dérmicas de colágeno bovino com e sem lâmina de silicone no tratamento da contratura cicatricial pós-queimadura – Análise clínica e histológica foi apresentada dia 9 de agosto no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Estiveram presentes na banca os professores da Instituição Élia Caldini e Jaime Farina (USP Ribeirão Preto), e os doutores César Isaac e Wandir Schiozer, todos profissionais referência na área de cicatrização e queimaduras. O cirurgião plástico Nivaldo Alonso foi quem orientou Molina durante todo o processo. “O escolhi porque o considero um grande pesquisador. Ele tem centenas de artigos publicados e desde o início eu tinha certeza que poderia aprender muitas coisas relacionadas ao ato de pesquisar”, conta.

Para o escolher o tema da tese, o médico inspirou-se em sua rotina. “Como escolher a matriz mais adequada para usar em nossos pacientes? Não tínhamos esta resposta. Assim, fomos buscá-la com essa pesquisa”, revela. De acordo com o presidente da SBQ, a tese apresentada contribui para tratar melhor os pacientes vítimas de queimaduras. “Escolhi um tema que fosse possível aplicar em nosso dia a dia. Muitos optam por estudos em laboratórios com aplicabilidade clínica menor, mas eu não desejava isso. Precisava de algo capaz de impactar diretamente no tratamento de nossos pacientes”, revela.

Conforme afirma o cirurgião plástico, o doutorado é uma etapa da vida acadêmica capaz de dar mais autonomia, relevância e ensinar várias coisas, não somente sobre ciência, mas de como conduzir e coordenar uma série de atividades que envolva um grupo de pessoas. “Aprendemos muito! Lições variadas que nos enriquece e nos amadurece”.

Apesar das dificuldades, das mais variadas, nenhuma foi capaz de extinguir o pensamento positivo de Molina: “os problemas nos ensinam muito. Foi uma fase extremamente produtiva”. Para aqueles que têm curiosidade científica, o cirurgião plástico, agora doutor, recomenda mais essa etapa acadêmica. “É uma maneira de deixar algo a mais para nossa sociedade. Além disso, é muito rica a experiência”. No próximo ano, o especialista pretende continuar os estudos e fazer o pós-doutorado. “Será mais uma etapa do desenvolvimento acadêmico. Um período que, a meu ver, será tranquilo e enriquecedor”, acredita.


À frente da SBQ, o presidente pretende dar continuidade aos projetos iniciados, como congressos, eventos variados, revista da SBQ e campanhas de prevenção. Além disso, a Sociedade também lançou o aplicativo Queimei.

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)