YD Comunicação - 07/12/2020
A Cirurgia Plástica tem como atribuição principal atuar no fechamento de feridas e reparação cirúrgica de sequelas
Profissional da linha de frente da equipe multiprofissional no atendimento aos pacientes queimados, o cirurgião plástico tem papel fundamental na reabilitação física e emocional das vítimas graves de queimadura. Eles devolvem não somente a funcionalidade de áreas afetadas como também buscam a melhor harmonia estética possível, o que contribui diretamente na autoestima dessas pessoas.
“O papel do cirurgião plástico no tratamento de queimaduras é o de fechar feridas, cobrir na fase aguda e fazer a reparação cirúrgica de sequelas de queimaduras. Sendo parte integrante de uma equipe numa unidade de queimados, pode participar desde no primeiro atendimento ao queimado na emergência, contribuindo no tratamento do paciente de forma integral”, explica o presidente da SBQ, José Adorno, que é cirurgião plástico.
Atuar nesta área exige muitos anos de formação e dedicação. Como cirurgião plástico que pretenda atuar em qualquer área, são seis anos de estudo entre residência e concentração.
“Hoje temos cursos específicos para formação no atendimento a queimados, mas a maioria dos profissionais, não somente no Brasil, mas em todo o mundo, acaba aprendendo na atuação dentro dos CTQs, ensinados por outros profissionais e tornando-se excelentes especialistas na condução adequada deste trauma”, comenta Adorno.
Devido a essa necessidade de mão de obra qualificada, a SBQ tem incentivado e apoiado a formação profissional de cirurgiões plásticos para que cada vez mais eles se interessem em atuar com pacientes queimados. “É uma área que possibilita ao profissional desenvolver suas habilidades em cirurgias reparadoras, pois podem lidar com várias técnicas de reconstrução, desde desbridamentos, enxertos, curativos até tecnologias mais avançadas, acidentes, catástrofes e pesquisa de terapia celular”, observa o presidente da SBQ. É área de grande oportunidade de crescimento e aprendizado.
Neste dia 7 de dezembro, a SBQ parabeniza todos os cirurgiões plásticos que dedicam seus conhecimentos em cada área possível de atuação e, em especial, aos que escolheram tratar pacientes vítimas de queimaduras.