Rúbia Carneiro - 21/11/2022
Comemorando seus 36 anos de existência, o Centro de Tratamento de Queimados do HFAG realizou evento científico dia 18/11, trazendo além da atualização da equipe, abordagens do tratamento de vítimas de queimaduras com foco em “o que não fazer” na visão dos diferentes profissionais da equipe multidisciplinar. A palestra de abertura foi proferida pela dra Maria Cristina Serra, mestre em pediatria e diretora científica da Sociedade brasileira de queimaduras regional RJ.
Abrilhantando a cerimônia de abertura, o presidente da Sociedade brasileira de queimaduras Dr. Marcus Barroso, emitiu os parabéns à equipe através de video.
Após o corte do bolo a programação científica seguiu até as 12h com palestras ministradas pelo intensivista Ten.Cel.MED HUMBERTO SILVA FONSECA, o Ten.MED. GABRIEL DOS S. WINZ, cirurgião plástico, a Ten. NUT. AMANDA F. GUEDES FREIXO, a Ten.ENF. JAQUELYNE LEITE F. MONTEIRO e o Ten.FISIO CARLOS FELIPE DOS S. LIMA, todos atuantes na rotina do CTQ.
Referência na América Latina desde 1986, o CTQ do HFAG conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde que promovem um atendimento com tecnologia de ponta aos pacientes queimados no âmbito do comando da Aeronáutica, forças coirmãs e com a sociedade civil em missões humanitárias. Aliando-se às instituições acadêmicas e com a Sociedade brasileira de queimaduras, promove o ensino continuado e fomenta as campanhas de prevenção.
As palavras do atual chefe o Ten.Cel Méd JAYME, foram de agradecimento pelo diferencial dos membros da equipe em trabalhar de forma coesa, organizada, com responsabilidade e colaboração diante das dificuldades encontradas.
Fazendo parte da Comissão organizadora, as pioneiras Ten.Cel ENF. RÚBIA CARNEIRO e a Ten.Cel TO NOYCLA componentes da equipe multidisciplinar do CTQ, puderam confirmar a evolução e comprometimento da equipe diante das novas demandas que envolvem o Centro de tratamento de queimados.