YD Comunicação - 16/03/2021
Ambiente online facilitará troca de experiências
O XII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) terá a participação de, pelo menos, 14 profissionais da América Latina que já confirmaram presença. Experiências da Argentina, México, Chile, Espanha, Peru, Colômbia, Portugal e Equador serão compartilhadas durante o evento, que será realizado online entre os dias 25 a 27 de março.
“Ver e aprender como é feito e as sugestões dentro da realidade peculiar desses países será uma experiência inspiradora para avaliarmos e implementarmos processos de melhorias na construção de padrões de unificação e entendimento dessa situação tão complexa que é a queimadura. Ter colegas da América Latina é algo que nos une nessa busca, uma vez que nossas dificuldades podem se assemelhar bastante”, comenta o presidente do CBQ, Marco Almeida.
No dia 26 de março, eles participarão de encontros sobre biofilme, tratamento clínico e cirúrgico e também sobre como otimizar a coleta de células mesenquimais e enxerto composto. Indicadores de sepse e tratamento cirúrgico do paciente séptico estão entre as temáticas.
No dia seguinte, durante painel latino americano, três participantes falarão sobre microcirurgia em pacientes queimados. Aspectos da fonoaudiologia e avanços biotecnológicos também estarão na pauta.
Para Marco Almeida, o ambiente online será um grande facilitador nesse processo, garantindo esse compartilhar de experiências e saberes.
As inscrições para o evento ainda encontram-se abertas e podem ser feitas pelo site do CBQ. A programação ainda está sendo ajustada e será divulgada, em breve, em todos os canais de comunicação da SBQ.
Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião