Camping da esperança e da animação

- 11/09/2017

Correr sem limitações, tocar violão, se sujar de lama até não ter mais espaço no corpo. Churrasco, banho de mangueira, roda de conversa e muito mais. Essas atividades são comuns em campings, mas no Camp Samba, 1° acampamento para crianças vítimas de queimaduras no Brasil, elas tiveram um significado especial.

O evento, promovido pela Burn Advocates Network (BAN) em parceria com Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), ocorreu de 22 a 25 de junho em Campos do Jordão, São Paulo, coincidindo com o mês do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado em 6 de junho, beneficiou crianças de 7 a 12 anos que carregam consigo cicatrizes estéticas e emocionais. Durante o acampamento, os pequenos puderam construir autoconfiança, fazer novas amizades e deixar as cicatrizes de lado para se aventurarem nas brincadeiras.

Para garantir os cuidados necessários e total diversão, as crianças tiveram a seu dispor uma equipe multiprofissional que contou com enfermeiras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros. O evento teve ainda a participação de voluntários e monitores. “Ouvimos relatos emocionados de funcionários que nos surpreenderam. Ao final do evento ainda recebemos o carinho tanto dos pais, quanto das crianças”, relata a assistente geral do Camp Samba, Juliana Vasconcelos. Conforme conta a assistente geral, a integralização e socialização do grupo goiano foi proveitosa. “Superamos até mesmo a distância e dificuldades, os pequenos percebem isso e nos devolvem com empenho no tratamento e naturalmente mostram aos outros participantes que tudo é possível. Eles, sem dúvidas, aproveitaram o máximo”, comenta.

Para divertir e animar a criançada, a organização contou com profissionais experientes no segmento. “Trouxemos visitas como a Maureen Maggi, que nos ajudou mostrando atividades físicas para estimular os pequenos, todas pensadas e desenvolvidas para proporcionar segurança, autoestima e independência”, comenta Juliana. Além disso, os pequenos participaram de atividades de culinária com o chef do restaurante Le Manjue, Renato Caleffi, ocasião em que puderam montar pizzas e fazerem biscoitos saudáveis.

A organização forneceu kits que continham tênis, chinelo, camiseta e roupas para o frio, já que todas estavam no inverno de Campos do Jordão, mas isso não importava porque o calor que exalava de cada criança era suficiente para aquecer o lugar. O acampamento contou ainda com roda de musicoterapia. A ex-atleta Maureen Maggi, saltadora, velocista brasileira e medalhista olímpica, e o Professor Lázaro chamaram as crianças para um bate-papo que rendeu muita animação. Teve ainda mágica, piadas, dança e cantoria.

Ao final das atividades, os pequenos se reuniram para uma roda de conversa e puderam expressar as angústias e falar o que as deixavam felizes. Tiveram declarações de amor, declarações emocionantes e o sentimento de não querer que aqueles dias chegassem ao fim. No último dia, banho de lama, recados de despedida e muita comoção.




Outras Notícias

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!

Eu venci: Paulinho Lima não tem superpoderes, mas lutou pela vida como se tivesse...

Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

Fala, presidente!

Primeiro semestre tem congressos, jornadas e o retorno do SIG Queimaduras

Violência contra a mulher será tema da campanha Junho Laranja 2025