Camping da esperança e da animação

- 11/09/2017

Correr sem limitações, tocar violão, se sujar de lama até não ter mais espaço no corpo. Churrasco, banho de mangueira, roda de conversa e muito mais. Essas atividades são comuns em campings, mas no Camp Samba, 1° acampamento para crianças vítimas de queimaduras no Brasil, elas tiveram um significado especial.

O evento, promovido pela Burn Advocates Network (BAN) em parceria com Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), ocorreu de 22 a 25 de junho em Campos do Jordão, São Paulo, coincidindo com o mês do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, celebrado em 6 de junho, beneficiou crianças de 7 a 12 anos que carregam consigo cicatrizes estéticas e emocionais. Durante o acampamento, os pequenos puderam construir autoconfiança, fazer novas amizades e deixar as cicatrizes de lado para se aventurarem nas brincadeiras.

Para garantir os cuidados necessários e total diversão, as crianças tiveram a seu dispor uma equipe multiprofissional que contou com enfermeiras, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros. O evento teve ainda a participação de voluntários e monitores. “Ouvimos relatos emocionados de funcionários que nos surpreenderam. Ao final do evento ainda recebemos o carinho tanto dos pais, quanto das crianças”, relata a assistente geral do Camp Samba, Juliana Vasconcelos. Conforme conta a assistente geral, a integralização e socialização do grupo goiano foi proveitosa. “Superamos até mesmo a distância e dificuldades, os pequenos percebem isso e nos devolvem com empenho no tratamento e naturalmente mostram aos outros participantes que tudo é possível. Eles, sem dúvidas, aproveitaram o máximo”, comenta.

Para divertir e animar a criançada, a organização contou com profissionais experientes no segmento. “Trouxemos visitas como a Maureen Maggi, que nos ajudou mostrando atividades físicas para estimular os pequenos, todas pensadas e desenvolvidas para proporcionar segurança, autoestima e independência”, comenta Juliana. Além disso, os pequenos participaram de atividades de culinária com o chef do restaurante Le Manjue, Renato Caleffi, ocasião em que puderam montar pizzas e fazerem biscoitos saudáveis.

A organização forneceu kits que continham tênis, chinelo, camiseta e roupas para o frio, já que todas estavam no inverno de Campos do Jordão, mas isso não importava porque o calor que exalava de cada criança era suficiente para aquecer o lugar. O acampamento contou ainda com roda de musicoterapia. A ex-atleta Maureen Maggi, saltadora, velocista brasileira e medalhista olímpica, e o Professor Lázaro chamaram as crianças para um bate-papo que rendeu muita animação. Teve ainda mágica, piadas, dança e cantoria.

Ao final das atividades, os pequenos se reuniram para uma roda de conversa e puderam expressar as angústias e falar o que as deixavam felizes. Tiveram declarações de amor, declarações emocionantes e o sentimento de não querer que aqueles dias chegassem ao fim. No último dia, banho de lama, recados de despedida e muita comoção.




Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)