Campanha termina, mas a mensagem de conscientização permanece

YD comunicação - 30/06/2023

Junho Laranja contou com o engajamento das regionais SBQ, entidades parceiras, patrocinadores, Ongs e pessoas que se envolveram com a causa

Trinta dias. Mais de 50 eventos realizados, entre simpósios, palestras, lives, mini cursos e ações educativas. Quase três mil interações de conteúdo nas redes sociais e monumentos importantes iluminados em todo o país. Esse é o balanço de mais uma campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. 

Neste ano, o evento contou com importante apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e patrocínio das empresas Convatec, Efe e Mölnlycke para falar sobre as queimaduras elétricas.

“A campanha começou em 1 de junho e foi com programação até este último dia do mês. E o que vimos foi uma crescente, aumentando o cronograma de atividades. Nosso conteúdo foi disseminado por todo o país, com um engajamento das regionais bonito de ver. E finalizamos com um webinar, um ciclo de atividades de três dias com muita informação e orientações”, celebra a vice-presidente da SBQ, Kelly Araújo, que ficou responsável pela campanha deste ano. 

Além do apoio da Abracopel e engajamento das regionais da SBQ, a campanha ainda contou com o incentivo de apoiadores institucionais como o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Federal de Enfermagem, a Associação Médica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, o Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, a Associação Brasileira de Dermatofuncional, a Salah Shriners e organizações não governamentais. 

TEMA - A escolha do tema veio após a divulgação dos dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que alertaram para a necessidade premente de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos. 

Considerando que no período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e que a eletricidade, um único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos, alerta-nos ainda: o potencial de causar o óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% desses óbitos devido à queimadura elétrica; a capacidade de levar a sequelas importante, incluindo grandes amputações; a faixa etária mais acometida (20 a 59 anos), relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

A SBQ espera que, com essa campanha, tenha conseguido atingir seu objetivo principal: o de levar informação para que mais pessoas saibam agir de modo a evitar acidentes.

 

Outras Notícias

CNNAQ está com data marcada. Não perca a chance de participar do curso completo sobre normatização de atendimento ao queimado

Edital de Convocação - ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE)

Junho Laranja: Participe ativamente desta campanha!

Fala, Presidente! com Adriana Barón Pinilla, da SBQ MT

Dia do Infectologista

Inscrições para participar do CBQ estão abertas e com lote promocional até 30 de abril. Aproveite!

Especial ex-presidentes: Na gestão de Marcelo Borges, foi instituído o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

Prazo para envio de resumos para submissão de trabalhos científicos para o XV CBQ termina em 30 de abril

Em homenagem aos 30 anos da SBQ, ex-presidentes contam a história da entidade sob a ótica do que viveram

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!