Campanha termina, mas a mensagem de conscientização permanece

YD comunicação - 30/06/2023

Junho Laranja contou com o engajamento das regionais SBQ, entidades parceiras, patrocinadores, Ongs e pessoas que se envolveram com a causa

Trinta dias. Mais de 50 eventos realizados, entre simpósios, palestras, lives, mini cursos e ações educativas. Quase três mil interações de conteúdo nas redes sociais e monumentos importantes iluminados em todo o país. Esse é o balanço de mais uma campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. 

Neste ano, o evento contou com importante apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e patrocínio das empresas Convatec, Efe e Mölnlycke para falar sobre as queimaduras elétricas.

“A campanha começou em 1 de junho e foi com programação até este último dia do mês. E o que vimos foi uma crescente, aumentando o cronograma de atividades. Nosso conteúdo foi disseminado por todo o país, com um engajamento das regionais bonito de ver. E finalizamos com um webinar, um ciclo de atividades de três dias com muita informação e orientações”, celebra a vice-presidente da SBQ, Kelly Araújo, que ficou responsável pela campanha deste ano. 

Além do apoio da Abracopel e engajamento das regionais da SBQ, a campanha ainda contou com o incentivo de apoiadores institucionais como o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Federal de Enfermagem, a Associação Médica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, o Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, a Associação Brasileira de Dermatofuncional, a Salah Shriners e organizações não governamentais. 

TEMA - A escolha do tema veio após a divulgação dos dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que alertaram para a necessidade premente de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos. 

Considerando que no período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e que a eletricidade, um único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos, alerta-nos ainda: o potencial de causar o óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% desses óbitos devido à queimadura elétrica; a capacidade de levar a sequelas importante, incluindo grandes amputações; a faixa etária mais acometida (20 a 59 anos), relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

A SBQ espera que, com essa campanha, tenha conseguido atingir seu objetivo principal: o de levar informação para que mais pessoas saibam agir de modo a evitar acidentes.

 

Outras Notícias

Nota Oficial: SBQ parabeniza aprovação da MP que destina botijão de gás a famílias de baixa renda

Kelly de Araujo: "foco é transformar articulações técnicas e institucionais em resultados para os pacientes queimados"

Diretor científico da SBQ detalha preparativos do XVI Congresso Brasileiro de Queimaduras

Eu Venci: Claudia Pereira se queimou ao colocar álcool em recheaud aceso

SBQ inicia preparação para a campanha Junho Laranja 2026 cujo tema será acidentes de trabalho

Volume 24.3 da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Nota da SBQ - incêndio no bar Le Constellation, em Crans-Montana, Suíça

Eu venci: Keilla Freitas sofreu 45% de queimaduras após acidente com lareira ecológica

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida