Campanha termina, mas a mensagem de conscientização permanece

YD comunicação - 30/06/2023

Junho Laranja contou com o engajamento das regionais SBQ, entidades parceiras, patrocinadores, Ongs e pessoas que se envolveram com a causa

Trinta dias. Mais de 50 eventos realizados, entre simpósios, palestras, lives, mini cursos e ações educativas. Quase três mil interações de conteúdo nas redes sociais e monumentos importantes iluminados em todo o país. Esse é o balanço de mais uma campanha Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. 

Neste ano, o evento contou com importante apoio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e patrocínio das empresas Convatec, Efe e Mölnlycke para falar sobre as queimaduras elétricas.

“A campanha começou em 1 de junho e foi com programação até este último dia do mês. E o que vimos foi uma crescente, aumentando o cronograma de atividades. Nosso conteúdo foi disseminado por todo o país, com um engajamento das regionais bonito de ver. E finalizamos com um webinar, um ciclo de atividades de três dias com muita informação e orientações”, celebra a vice-presidente da SBQ, Kelly Araújo, que ficou responsável pela campanha deste ano. 

Além do apoio da Abracopel e engajamento das regionais da SBQ, a campanha ainda contou com o incentivo de apoiadores institucionais como o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Federal de Enfermagem, a Associação Médica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, o Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, a Associação Brasileira de Dermatofuncional, a Salah Shriners e organizações não governamentais. 

TEMA - A escolha do tema veio após a divulgação dos dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde, que alertaram para a necessidade premente de medidas incisivas que diminuam as taxas de acidentes elétricos. 

Considerando que no período de 2015 a 2020 ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil e que a eletricidade, um único agente etiológico, foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total de óbitos, alerta-nos ainda: o potencial de causar o óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% desses óbitos devido à queimadura elétrica; a capacidade de levar a sequelas importante, incluindo grandes amputações; a faixa etária mais acometida (20 a 59 anos), relacionada à atividade produtiva ou laboral, tendo a construção civil informal importante papel.

A SBQ espera que, com essa campanha, tenha conseguido atingir seu objetivo principal: o de levar informação para que mais pessoas saibam agir de modo a evitar acidentes.

 

Outras Notícias

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo