Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

- 25/06/2024

A ação marca o mês de conscientização e ressalta tratamentos aliados à tecnologia dos curativos


A Mölnlycke, empresa sueca líder em tratamento de feridas, define três pilares para batalha contra as queimaduras: prevenção, informação e cuidado gentil. Na prevenção e informação, a empresa apoia campanhas de conscientização, como o Junho Laranja, promovido pela Sociedade Brasileia de Queimaduras. 

Além disso, a Mölnlycke promove a campanha Poder da Gentileza. Lançada em 2023, a iniciativa ressalta o valor de cuidados adequados na cicatrização de feridas por queimaduras. A empresa acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível. Para isso, alia a tecnologia às atitudes gentis em seus produtos, com soluções para o tratamento de feridas.

“Nossa empresa acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível”, afirma Pedro Schildknecht, gerente-geral América Latina da Mölnlycke. “Por isso, promovemos cuidados no tratamento de feridas por queimaduras através da campanha Poder da Gentileza, que incentiva a promoção de cuidados gentis como uma forma de aumentar a efetividade da cicatrização de feridas causadas por queimaduras”, completa. 

Ao fornecer produtos de alta qualidade para tratamento de queimaduras, a empresa destaca sua tecnologia Safetac®. Feita a partir de silicone, os curativos Safetac® possuem toque suave – evitando aderência com a ferida, reduzindo incômodos, dor e moldando o curativo à pele para uma melhor remoção. 

A tecnologia Safetac® está presente em produtos como Mepilex®, Mepitel®, Mepiform® e Mepitac®. As linhas de produtos atendem diversos tipos de feridas. Para queimaduras de 2º grau de pouco a médio exsudato e queimaduras de 3º grau, o Mepilex® Ag e Mepilex® Transfer Ag são os mais indicados. Já queimaduras de 2º grau com muito exsudato e queimaduras de 3º grau, Mepilex® Ag ou Exufiber® Ag.

Para fixação das coberturas, a Mölnlycke conta com as malhas tubulares da linha Tubifast®. Já o Mepiform® atua no tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides. Para enxertos, as áreas doadoras podem ser tratadas com Mepilex® Transfer Ag ou Mepitel® One e para a fixação do enxerto, Mepitel® One mais cobertura secundária. 

“Tratar queimaduras é um trabalho complexo, podendo envolver diversas etapas. Por isso é fundamental escolher o curativo ideal para garantir a cicatrização dos diferentes tipos de queimaduras”, explica Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora Clínica Latam da Mölnlycke.

“A tecnologia Safetac® foi pensada para diminuir a dor dos pacientes na remoção dos curativos. Sem danificar a pele e protegendo o tecido novo, essa tecnologia permite uma cicatrização natural e rápida. Além disso, nossas coberturas para tratamento das queimaduras possuem capacidade de absorção e manejo do exsudato, podendo permanecer na lesão por mais tempo (entre 7 e 14 dias), evitando trocas diárias e consequentemente o desconforto constante a que esses pacientes são submetidos com o uso de tecnologias convencionais”, conclui.

Além da Safetac®, outra solução tecnológica da marca é o Granudacyn®. Com base de Ácido Hipocloroso [HCIO] e Hipoclorito de Sódio (NaClO), a solução usa tecnologia avançada para limpeza, hidratação e prevenção de infecção de feridas como as queimaduras. A fórmula possui pH neutro, por isso é não irritante para a pele, minimizando o desconforto durante a aplicação. 

Os produtos Mölnlycke são comercializados em 50 países, incluindo o Brasil.


Sobre a Mölnlycke: A Mölnlycke é uma empresa sueca, líder de mercado em soluções médicas e pioneira em curativos com alta tecnologia de silicone no mundo. Em 175 anos de mercado, a Mölnlycke, que visa revolucionar o cuidado para pessoas e o planeta, opera em mais de 40 países. Na América Latina, além do Brasil está também no México, Cuba, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Centro América. Sua missão é oferecer os melhores cuidados na prevenção e no tratamento de feridas, gerando mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.?Buscando oferecer uma atenção especial para quem sofre com feridas, a empresa promove a Campanha Poder da Gentileza, ressaltando o valor que cuidados gentis têm na cicatrização. Saiba mais no site.


Outras Notícias

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025