Campanha Poder da Gentileza da Mölnlycke preza por cuidados gentis no tratamento de feridas por queimaduras

- 25/06/2024

A ação marca o mês de conscientização e ressalta tratamentos aliados à tecnologia dos curativos


A Mölnlycke, empresa sueca líder em tratamento de feridas, define três pilares para batalha contra as queimaduras: prevenção, informação e cuidado gentil. Na prevenção e informação, a empresa apoia campanhas de conscientização, como o Junho Laranja, promovido pela Sociedade Brasileia de Queimaduras. 

Além disso, a Mölnlycke promove a campanha Poder da Gentileza. Lançada em 2023, a iniciativa ressalta o valor de cuidados adequados na cicatrização de feridas por queimaduras. A empresa acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível. Para isso, alia a tecnologia às atitudes gentis em seus produtos, com soluções para o tratamento de feridas.

“Nossa empresa acredita que, para pacientes que sofrem com a dor e as mudanças drásticas que as queimaduras trazem, o melhor tratamento se dá da maneira mais gentil possível”, afirma Pedro Schildknecht, gerente-geral América Latina da Mölnlycke. “Por isso, promovemos cuidados no tratamento de feridas por queimaduras através da campanha Poder da Gentileza, que incentiva a promoção de cuidados gentis como uma forma de aumentar a efetividade da cicatrização de feridas causadas por queimaduras”, completa. 

Ao fornecer produtos de alta qualidade para tratamento de queimaduras, a empresa destaca sua tecnologia Safetac®. Feita a partir de silicone, os curativos Safetac® possuem toque suave – evitando aderência com a ferida, reduzindo incômodos, dor e moldando o curativo à pele para uma melhor remoção. 

A tecnologia Safetac® está presente em produtos como Mepilex®, Mepitel®, Mepiform® e Mepitac®. As linhas de produtos atendem diversos tipos de feridas. Para queimaduras de 2º grau de pouco a médio exsudato e queimaduras de 3º grau, o Mepilex® Ag e Mepilex® Transfer Ag são os mais indicados. Já queimaduras de 2º grau com muito exsudato e queimaduras de 3º grau, Mepilex® Ag ou Exufiber® Ag.

Para fixação das coberturas, a Mölnlycke conta com as malhas tubulares da linha Tubifast®. Já o Mepiform® atua no tratamento de cicatrizes hipertróficas e queloides. Para enxertos, as áreas doadoras podem ser tratadas com Mepilex® Transfer Ag ou Mepitel® One e para a fixação do enxerto, Mepitel® One mais cobertura secundária. 

“Tratar queimaduras é um trabalho complexo, podendo envolver diversas etapas. Por isso é fundamental escolher o curativo ideal para garantir a cicatrização dos diferentes tipos de queimaduras”, explica Elaine Godoy, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora Clínica Latam da Mölnlycke.

“A tecnologia Safetac® foi pensada para diminuir a dor dos pacientes na remoção dos curativos. Sem danificar a pele e protegendo o tecido novo, essa tecnologia permite uma cicatrização natural e rápida. Além disso, nossas coberturas para tratamento das queimaduras possuem capacidade de absorção e manejo do exsudato, podendo permanecer na lesão por mais tempo (entre 7 e 14 dias), evitando trocas diárias e consequentemente o desconforto constante a que esses pacientes são submetidos com o uso de tecnologias convencionais”, conclui.

Além da Safetac®, outra solução tecnológica da marca é o Granudacyn®. Com base de Ácido Hipocloroso [HCIO] e Hipoclorito de Sódio (NaClO), a solução usa tecnologia avançada para limpeza, hidratação e prevenção de infecção de feridas como as queimaduras. A fórmula possui pH neutro, por isso é não irritante para a pele, minimizando o desconforto durante a aplicação. 

Os produtos Mölnlycke são comercializados em 50 países, incluindo o Brasil.


Sobre a Mölnlycke: A Mölnlycke é uma empresa sueca, líder de mercado em soluções médicas e pioneira em curativos com alta tecnologia de silicone no mundo. Em 175 anos de mercado, a Mölnlycke, que visa revolucionar o cuidado para pessoas e o planeta, opera em mais de 40 países. Na América Latina, além do Brasil está também no México, Cuba, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Chile, Argentina e Centro América. Sua missão é oferecer os melhores cuidados na prevenção e no tratamento de feridas, gerando mais conforto e qualidade de vida aos pacientes.?Buscando oferecer uma atenção especial para quem sofre com feridas, a empresa promove a Campanha Poder da Gentileza, ressaltando o valor que cuidados gentis têm na cicatrização. Saiba mais no site.


Outras Notícias

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance