Campanha Junho Laranja 2022 encerra com sucesso

YD Comunicação - 01/07/2022

O esforço de todos foi fundamental para alavancar e solidificar esse mês que visa alertar a população sobre os riscos com queimaduras 

Prevenção é a palavra-chave quando se fala de queimaduras. Este ano, a campanha Junho Laranja, da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), propagou o slogan “Comunidade Segura, Livre de Queimaduras”. As situações cotidianas que podem levar a acidentes foram abordadas durante todo o mês.

Muitos eventos foram feitos, em diversas regiões do país. O alerta ganhou espaço nos veículos de comunicação e posts das redes sociais. Sempre com o apoio das regionais e diretoria da SBQ, Abbott, hospitais, ONGs, ligas acadêmicas, associações e sociedades profissionais; Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), Salah Shriners Santa Catarina, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de pessoas da comunidade.

De acordo com o presidente da SBQ, José Adorno, foram feitas diversas ações coordenadas e em diferentes formatos de Norte a Sul do País. “Este é mesmo o objetivo, tornar esse mês participativo. Expor o problema e a causa, ampliando o conhecimento e a conscientização de profissionais sobre o grave problema de saúde que as queimaduras representam”, conta.

Adorno alerta, ainda, para a importância de conhecer os riscos das queimaduras.  “A única maneira de alcançarmos melhores resultados é trabalhando com a prevenção e despertando a conscientização de todos sobre os riscos de traumas por queimaduras, melhorar o acesso ao tratamento, além de oferecer mais conhecimento. Nossa luta é por criar uma linha de cuidado às queimaduras, da prevenção à reabilitação. Estamos no caminho”, conclui o presidente da SBQ, destacando que o trabalho da prevenção deve fazer parte do dia a dia de todos.

Ações Junho Laranja – Para chamar ainda mais atenção sobre a importância do mês, monumentos, prédios públicos e pontos turísticos de várias regiões do Brasil foram iluminados de laranja, em alusão a campanha. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi um dos monumentos iluminados por ação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que participou ativamente da campanha com entrevistas e envio de materiais para as mídias.

O dia 6 de junho, Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, abriu oficialmente a agenda de ações. As regionais da SBQ nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Sergipe e São Paulo fizeram uma série de palestras em hospitais e eventos em centros públicos.


No Ceará, o Instituto José Frota abriu a campanha com apresentação musical, entrega de cartilhas, palestra e um mutirão de cirurgias plásticas. Ainda no Nordeste, na Bahia, a prefeitura promoveu a palestra sobre o “Manejo de Pacientes Vítimas de Queimaduras”. 

Nas ações voltadas para a prevenção de acidentes com crianças, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez uma live de lançamento do livro “Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimaduras”. A Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) também fez uma live com o tema queimaduras em crianças. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, organizou atividades de prevenção na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira. 

O Camp Samba voltou, após dois anos sem edição devido à pandemia, e fez a alegria de 50 crianças, de sete a 14 anos, em quatro dias de acampamento, em São Paulo.

Em Santa Catarina, a Salah Shriners promoveu uma série de atividades na praça municipal de Chapecó. O 1º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM/MG) organizou uma web-conferência de atendimento a vítimas de queimaduras. 


Nos últimos dias de junho, voltado a profissionais de saúde e com certificação, foi feito um Simpósio Multiprofissional de Queimaduras: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia pelo SIG Queimaduras e pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. O talk show “Qual o melhor tratamento para as queimaduras e como preveni-las?”, organizado pela Abbott e pela SBQ encerrou o Junho Laranja com grande participação de profissionais.


Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)