Campanha Junho Laranja 2022 encerra com sucesso

YD Comunicação - 01/07/2022

O esforço de todos foi fundamental para alavancar e solidificar esse mês que visa alertar a população sobre os riscos com queimaduras 

Prevenção é a palavra-chave quando se fala de queimaduras. Este ano, a campanha Junho Laranja, da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), propagou o slogan “Comunidade Segura, Livre de Queimaduras”. As situações cotidianas que podem levar a acidentes foram abordadas durante todo o mês.

Muitos eventos foram feitos, em diversas regiões do país. O alerta ganhou espaço nos veículos de comunicação e posts das redes sociais. Sempre com o apoio das regionais e diretoria da SBQ, Abbott, hospitais, ONGs, ligas acadêmicas, associações e sociedades profissionais; Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado, Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), Salah Shriners Santa Catarina, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de pessoas da comunidade.

De acordo com o presidente da SBQ, José Adorno, foram feitas diversas ações coordenadas e em diferentes formatos de Norte a Sul do País. “Este é mesmo o objetivo, tornar esse mês participativo. Expor o problema e a causa, ampliando o conhecimento e a conscientização de profissionais sobre o grave problema de saúde que as queimaduras representam”, conta.

Adorno alerta, ainda, para a importância de conhecer os riscos das queimaduras.  “A única maneira de alcançarmos melhores resultados é trabalhando com a prevenção e despertando a conscientização de todos sobre os riscos de traumas por queimaduras, melhorar o acesso ao tratamento, além de oferecer mais conhecimento. Nossa luta é por criar uma linha de cuidado às queimaduras, da prevenção à reabilitação. Estamos no caminho”, conclui o presidente da SBQ, destacando que o trabalho da prevenção deve fazer parte do dia a dia de todos.

Ações Junho Laranja – Para chamar ainda mais atenção sobre a importância do mês, monumentos, prédios públicos e pontos turísticos de várias regiões do Brasil foram iluminados de laranja, em alusão a campanha. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi um dos monumentos iluminados por ação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que participou ativamente da campanha com entrevistas e envio de materiais para as mídias.

O dia 6 de junho, Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, abriu oficialmente a agenda de ações. As regionais da SBQ nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Sergipe e São Paulo fizeram uma série de palestras em hospitais e eventos em centros públicos.


No Ceará, o Instituto José Frota abriu a campanha com apresentação musical, entrega de cartilhas, palestra e um mutirão de cirurgias plásticas. Ainda no Nordeste, na Bahia, a prefeitura promoveu a palestra sobre o “Manejo de Pacientes Vítimas de Queimaduras”. 

Nas ações voltadas para a prevenção de acidentes com crianças, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez uma live de lançamento do livro “Aventuras de uma Pipa Prevenindo Queimaduras”. A Sociedade Sergipana de Pediatria (Sosepe) também fez uma live com o tema queimaduras em crianças. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, organizou atividades de prevenção na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira. 

O Camp Samba voltou, após dois anos sem edição devido à pandemia, e fez a alegria de 50 crianças, de sete a 14 anos, em quatro dias de acampamento, em São Paulo.

Em Santa Catarina, a Salah Shriners promoveu uma série de atividades na praça municipal de Chapecó. O 1º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBM/MG) organizou uma web-conferência de atendimento a vítimas de queimaduras. 


Nos últimos dias de junho, voltado a profissionais de saúde e com certificação, foi feito um Simpósio Multiprofissional de Queimaduras: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia pelo SIG Queimaduras e pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. O talk show “Qual o melhor tratamento para as queimaduras e como preveni-las?”, organizado pela Abbott e pela SBQ encerrou o Junho Laranja com grande participação de profissionais.


Outras Notícias

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade

Representantes da SBQ darão treinamento para atendimento em queimaduras em Minas Gerais

Fala, presidente: Luiz Fernando Tibery representa o Paraná

Edição 1/2025 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo