Campanha alerta sobre câncer de pele

YD Comunicação - 12/12/2023

A pele queimada exige cuidado redobrado para prevenir a doença. Pessoas devem ficar de olho em alterações de sinais, pintas, manchas e feridas

Não é somente para alertar sobre os riscos das queimaduras que a cor laranja é usada, na campanha de prevenção feita em junho. A tonalidade também é símbolo de dezembro, desta vez, para alertar sobre o câncer de pele. No período de férias e de exposição prolongada aos raios solares, o importante é prevenir, e a qualquer desconfiança, procurar um especialista. 

Os principais sintomas desse tipo de câncer são: feridas que não cicatrizam, manchas que coçam, descamativas ou que sangram; e sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. 

Segundo o cirurgião plástico Osiris Martuscelli, os tipos mais comuns no país são o carcinoma basocelular e o espinocelular. "A prevenção do câncer de pele passa por proteção da radiação solar de todas as maneiras possíveis, bem como o exame dermatológico", conta. 

O médico alerta, também, para pacientes com sequelas de queimaduras, que devem redobrar os cuidados com a pele. "Podem aparecer feridas nas áreas das queimaduras que podem gerar tumores graves chamados de úlceras de marjolin", alerta. 

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Kelly Araújo, explica a úlcera de marjolim é uma degeneração maligna de feridas crônicas que cicatrizaram com segunda intenção ou não cicatrizadas.

"Elas podem acontecer em úlcera de pressão, úlcera venosa, úlcera diabética, óxido mielite, cisto pilonidal, mas pode acontecer, também,  como uma transformação neoplasma da cicatriz de queimadura e geralmente está associada ao tumor carcinoma espinocelular", esclarece a médica. 

Kelly ressalta que a pele queimada deve ter uma hidratação frequente, mais rigorosa do que a não queimada. "Entre os cuidados estão o de evitar o sol e fazer uso de fator de proteção solar", destaca. 

PREVENÇÃO - A campanha Dezembro Laranja foi criada em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. 

Diversas ações são realizadas em todo o país, entre elas, o mutirão no Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, em Montes Claros, Minas Gerais. Osiris Martuscelli conta que este foi o terceiro ano do projeto que faz atendimentos atendimentos gratuitos, sempre na primeira semana de dezembro. 

"Este ano foram atendidos 620 pacientes e realizadas 150 biópsias. É possível vencer o câncer de pele.  Depende de você!", reforça o médico.