XV CBQ encerra com muita troca de conhecimento

- 23/06/2025

O XV Congresso Brasileiro de Queimaduras repetiu o sucesso das edições anteriores. Realizado em Brasília nos dias 19 e 20 de junho, reuniu  profissionais e estudantes que atuam ou pretendem atuar com vítimas de queimaduras no auditório e em três salas na Associação Médica de Brasília.

“Foram discussões importantes, inclusive, trazendo o Ministério da Saúde, onde discutimos assuntos relevantes, como grandes catástrofes, incêndos florestais, atenção domiciliar e alta complexidade, em como o ministério vê essa questão dentro da linha de cuidados”, destacou o representante interinstitucional da Sociedade Brasileira de Queimaduras, José Adorno, presidente do XV CBQ. Ele destacou, ainda, a participação de equipes multiprofissionais. 

Além das conferências, rodas de conversa, talk shows e seminários, o Congresso contou com uma área de expositores que levaram ao evento novas tecnologias, como curativos, técnicas e aparelhos que ajudam a melhorar a vida da vítima de queimaduras. O projeto da pelé de tilápia e a Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes a Queimaduras (Amasq) também contaram com stand na área de expositores. 

No primeiro dia de congresso, os participantes ainda puderam confraternizar em um happy hour ao som do choro do grupo Amigos da Dolores. 

Homenagens

O XV CBQ prestou homenagem a duas figuras importantes no atendimento a vítimas de queimaduras. A homenageada regional foi a fisioterapeuta Denise Ribeiro, que atua na unidade de tratamento de queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília. 

“Para mim, foi uma honra e uma alegria ter sido homenageada, em função de um trabalho que executamos em parceria com profissionais da SBQ. E foi uma alegria poder estar no congresso, aprimorar meus conhecimentos, em discussões com colegas”, disse Denise. O trabalho a que ela se refere foi a criação de um instrumento para avaliar a qualidade do cuidado de pacientes com queimaduras. 

O homenageado nacional foi o médico Edmar Maciel, pelos relevantes serviços prestados ao longo dos anos, em especial, a pesquisa relacionada ao uso da pele de tilápia para o tratamento de queimaduras. 

Além de receber a homenagem, Edmar fez uma viagem no tempo, homenageando a todos os presidentes da SBQ ao longo dos 30 anos de história da entidade. 

O XV CBQ também teve um momento de emoção e choro, ao relembrar a vida da nutricionista Gisele Souza, que morreu em maio deste ano e deixou saudades aos colegas da SBQ, onde era conselheira fiscal, e do Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro, onde trabalhava. 

Próximo evento


Durante o XV CBQ, o médico Jayme Farina, presidente da SBQ regional São Paulo anunciou que o próximo congresso será em Campinas, nos dias 11 e 12 de junho de 2026.  


Confira as fotos do evento.


Fotos: Shizuo Alves

Outras Notícias

Alunos da UEL desenvolvem peças publicitárias de prevenção a queimaduras

Membros da diretoria participam de palestras em eventos em Minas Gerais e Rio de Janeiro nesta semana

SBQ convoca Assembleia Gera Extraordinária para 6 de setembro

CTQ de Londrina conta com Grupo de Estudo e Pesquisa em Queimaduras e tem apoio da SBQ regional Paraná

Projetos de estudantes ajudam a prevenir e tratar queimaduras de formas inovadoras

Eu venci: Guilherme Santos foi vítima de acidente com álcool e quase perdeu a vida quando criança

SBQ finaliza primeiro semestre de 2025 com 519 associados. Saiba como associar-se

CFM e SBQ discutem ações para aprimorar prevenção e assistência a vítimas de queimaduras no Brasil

Encontro entre SBQ e CFM discute linha de cuidados em queimaduras

Revista Brasileira de Queimaduras é referência no tema no Brasil e na América Latina

Fala, presidente: Rosa Irlene representa da SBQ no estado de Goiás

Queimaduras por violência doméstica também causam danos psicológicos

Pesquisa intitulada Caracterização da violência contra a mulher por queimaduras do Brasil quer ajuda de profissionais que atuam no atendimento a queimados

Representantes da SBQ participam de Congressos na Unicamp entre os dias 3 e 6 de julho

Junho Laranja termina com grande alcance nacional graças ao apoio de profissionais, vítimas, entidades e governo

Queimadura química é tema da última webconferência da programação Junho Laranja 2025

Atenção durante festas juninas pode evitar acidentes com queimaduras

Subnotificação de casos de queimaduras dificultam análise da verdadeira dimensão do problema

Técnicas de camuflagem cosmética elevam autoestima de vítimas de queimaduras