- 10/06/2020
Atividades os fazem deixar de lado cicatrizes e sequelas para brincar e viver a infância
Um acampamento só para crianças que sofreram o trauma da queimadura. Esse é o Camp Samba, evento gratuito que reúne, por quatro dias seguidos, crianças de 7 a 14 anos com o objetivo de resgatar nelas a autoestima, por meio de atividade lúdicas, educativas, esportivas e teatrais. Originário dos Estados Unidos, o evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e tem o apoio dos idealizadores do projeto, a Burn Advocates Network (BAN).
Este ano, devido à pandemia do coronavírus, a edição que aconteceria neste mês de junho foi cancelada. A previsão é de que outra ocorra em novembro, na região Nordeste, que receberá o projeto pela primeira vez. A cidade contemplada será Recife. Outras duas regiões já receberam o Campa Samba: São Paulo e Goiás. A expectativa é de que em 2021, seja a vez do sul do país receber o projeto.
“Em nossos sonhos, pretendemos expandir o acampamento para cinco vezes ao ano, uma em cada região do país”, destaca o cirurgião plástico e presidente do Camp Samba, Luiz Philipe Molina Vana.
Desde o ano passado, foram implantadas duas edições anuais, cada uma recebe 50 crianças. Segundo a diretora de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas do Camp Samba, Rosa Irlene, a seleção dos pequenos acontece por meio dos Centro de Tratamento de Queimados (CTQs) e de Organizações não Governamentais (ONGs). Geralmente em tratamento, as crianças passam por momentos de interação e o convívio com outras crianças que passaram por traumas semelhantes.
“Todas as nossas atividades são voltadas para o bem-estar delas. Trabalhamos a autoestima, a socialização, a interação e a superação. No último final de tarde do nosso acampamento, realizamos uma roda de empoderamento, onde passamos um bastão e cada um compartilha com o grupo o que vivenciou. Tudo pensado no mínimo detalhe e com todo amor”, conta Rosa.
CONTRIBUIÇÕES – Para que o projeto possa ser ampliado, é necessária a colaboração de voluntários. Durante todo o ano, para continuar levando inclusão social para as crianças, o acampamento recebe doações. “O Camp Samba é um projeto que traz a "vida" de centenas de crianças de volta, nos ajudem a manter este projeto vivo”, pede o presidente do evento.
SERVIÇO:
Para doar e ajudar a manter viva a causa:
Banco: SICOOB
Cooperativa: 5004
C/C: 103.848-6
CNPJ: 00.683.645/0001-76
Para mais informações: www.campsamba.com.br