Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

Lyd Comunicação - 28/03/2024

Uma delas é a possibilidade de profissionais de saúde não médicos serem eleitos a cargos da presidência, vice-presidência e secretário. A outra é a criação do cargo de coordenador de ligas acadêmicas

O Estatuto da Sociedade Brasileira de Queimaduras passará por duas alterações. Uma delas é a possibilidade de profissionais de saúde não médicos, com formação superior e atuação com queimaduras, possam se candidatar aos cargos da presidência, vice-presidência e secretário. A outra é a criação de um novo cargo, o de coordenador de ligas acadêmicas.

As alterações foram propostas em Assembleia Geral Extraordinária, realizada de forma online nesta quarta-feira (27). Na votação, 100% dos participantes disseram sim para as duas mudanças.

“Nós demos um passo grande hoje rumo ao futuro da nossa família SBQ. Era uma coisa que eu já vinha conversando com a diretoria, que era abrir os cargos da diretoria para que profissionais não médicos com nível superior pudessem exercê-los e fico contente com a votação 100%, da mesma forma que fiquei contente com a adesão total, também, para a inclusão da coordenação das ligas”, comemora o presidente da SBQ, Marcus Barroso.

Ele destacou que a SBQ é uma “sociedade inclusiva” e, sendo assim, não poderia ter uma cláusula exclusiva. Com a mudança, o item 12.5 passará a ter a seguinte descrição: Os cargos de Presidente, Vice-Presidente e 1º Secretário da Diretoria Nacional poderão ser ocupados por médicos, enfermeiros, profissionais auxiliares, cientistas e pessoas não médicas, com diploma superior, que estiverem ativamente envolvidos no tratamento de algum aspecto do paciente queimado ou que desempenhem papel ativo na tentativa de reduzir a incidência e os efeitos prejudiciais das lesões ocasionadas por queimaduras.

Quanto ao cargo de coordenador de ligas, Marcus Barroso destacou a importância de a SBQ se aproximar dos acadêmicos. “Acho que a SBQ precisa estar mais em contato com o estudante, precisamos ir à academia, incentivar o contato com tratamento de paciente vítimas de queimadura, estimular o estudo e a produção cientifica. Eles têm muito pouco contato, geralmente é só uma aula em todo o período acadêmico”, frisou.

CBQ anual - Durante a Assembleia, Marcus Barroso também apontou que o novo estatuto não traz impedimentos para que o Congresso Brasileiro de Queimaduras seja realizado anualmente, afirmando que a entidade já possui robustez para fazer o evento com mais frequência. Até então, o encontro era promovido a cada dois anos.

Na sequência, fez o convite para que todos participem do CBQ deste ano, que será realizado nos dias 26 e 27 e setembro, em Belo Horizonte (MG), com o tema linha de cuidados. O Estado saiu na frente na construção de um projeto de estruturação da linha de cuidados, iniciado há três anos, pelo Grupo Técnico da Secretaria de Saúde do estado, com o apoio técnico do Hospital João XXIII e da Sociedade Brasileira de Queimaduras.

 

 

 

Outras Notícias

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade