Após tragédia, Região Norte recebe capacitação para atendimento de queimados

- 09/08/2019

Discutir os protocolos e princípios básicos de atendimento com as equipes de saúde que são responsáveis pelo primeiro atendimento de pacientes que sofreram queimaduras. Este é o objetivo principal do CNNAQ (Curso Nacional de Normatização de Atendimento do Queimado), que está sendo realizado no Acre e reúne cerca de 100 profissionais, incluindo alguns de Rondônia – nesta sexta-feira e sábado, dias 9 e 10. Organizado pela SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), em parceria com as Secretarias de Saúde estaduais, o curso foi motivado pelo acidente com o barco no Rio Juruá, no Acre, no mês de junho, quando houve óbitos e registro de queimados graves. Alguns pacientes foram transferidos para outros estados, o que evidenciou a fragilidade para o atendimento de um grande número vítimas em algumas localidades do país.

“O desempenho do atendimento depende do prognóstico e a condução da evolução dos pacientes. Algumas sequelas podem ser evitadas desde que sejam seguidas medidas importantes”, afirma o presidente da SBQ, dr. José Adorno. Segundo ele, a ideia é iniciar uma discussão aprofundada com os especialistas. 

Equipes das Secretarias de Saúde dos sete estados que compõem a Região Norte foram convidadas a participar do CNNAQ. “Após a tragédia ocorrida, é nossa obrigação otimizar esse conhecimento para atender com eficiência. Estamos orgulhosos e satisfeitos por poder realizar esta multiplicação do conhecimento ao Estado, que será beneficiado em nível multidisciplinar para o primeiro atendimento aos queimados”, comenta a Secretária de Estado de Saúde do Acre, Mônica Feres Kanaan Machado. ste é um fator determinante para que se tenha melhor evolução no quadro clínico”, reforça.

A Secretária acredita que as primeiras horas de atendimento, principalmente no queimado grave, serão essenciais para que o período de internação seja menor. “Caso o paciente precise de transferência, ele já sairá daqui com o primeiro atendimento realizado. A ideia ainda é regionalizar e poder atender este paciente sem sair do Norte”, finaliza Mônica.

 

Relembre o caso

Em 7 de junho, a explosão de um barco no Acre deixou um grande número de vítimas com  queimaduras graves, inclusive, óbitos. Como o tratamento de queimados é complexo e exige uma estrutura multiprofissional específica, a SBQ articulou uma mobilização envolvendo a Força Aérea Brasileira, SAMU, Rede integrada do SUS e Gabinete da Presidência foram envolvidos para conseguir a transferência dos pacientes em estado grave para outros estados – Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Por este motivo, a SBQ propôs à Secretaria de Saúde do Acre a estruturação de uma Unidade de Tratamento de Queimaduras na região. O primeiro passo é a capacitação dos profissionais, que está acontecendo até amanhã (10).

Outras Notícias

2024 - Um ano inteiro de realizações

EU VENCI – Como fénix, Hanna Gabryelle renasceu das cinzas

Dezembro é cheio e celebrações que exigem atenção para evitar acidentes que provoquem queimaduras

Cirurgião plástico é vital no atendimento a vítimas de queimaduras

Nova diretoria da SBQ tem foco na linha de cuidados, fomento à pesquisa e aproximação com estudantes e instituições internacionais

Eu venci: arquiteta ficou mais alerta a projetos seguros depois de acidente provocado por curto-circuito

5° Encontro Catarinense Multiprofissional em Queimaduras ocorre nos dias 29 e 30 de novembro

Pesquisa em queimaduras será tema do SIG Queimaduras nessa quarta-feira (27)

Diretorias nacional e regionais têm novos representantes

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente