Lyd Comunicação - 15/03/2024
Pesquisas apontam que, no Brasil, cerca de 70% das vítimas de queimaduras foram acometidas por incidentes em residências
O tema da campanha Junho Laranja 2024 foi definido, após votação entre os presidentes regionais da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Durante todo o mês de junho, será trabalhada a temática dos acidentes domésticos. Pesquisas apontam que, no Brasil, cerca de 70% das vítimas de queimaduras foram acometidas por incidentes em residências, afetando, em sua maioria, pessoas com idades entre 0 e 15 anos e maiores de 60 anos.
“Anualmente, temos esse momento, o Junho Laranja, para intensificar a conscientização da população sob a importância de adotar medidas preventivas. O ambiente doméstico predomina como local onde acontece o trauma, a queimadura em questão, em todas as faixas etárias. Queimadura é um preço muito caro que se paga por um descuido, uma desatenção ou um minuto de distração. Daí a importância de se divulgar as medidas preventivas e reforçar esse tema para a população”, observa a vice-presidente da SBQ, Kelly de Araújo.
Assim como em anos anteriores, a campanha contará com a adesão de todos os estados brasileiros, que trabalham o tema em hospitais, escolas, centros de saúde, universidades e nas ruas, utilizando-se de lives, apresentações teatrais, distribuição de material gráfico, palestras e capacitações.
Prédios e monumentos públicos também costumam ser iluminados na cor laranja para chamar atenção quanto à conscientização sobre os riscos de acidentes com queimaduras.
A campanha Junho Laranja é realizada anualmente pela SBQ em alusão ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, em 6 de junho, instituído pela Lei 12.026/2009.
Nos últimos anos, foram abordados os seguintes temas: Com fogo não se brinca, alertando para os perigos ligados ao público infantil; Álcool e fogo: mantenha distância, em razão do aumento do uso dessa substância no período da pandemia de coronavírus; Comunidade segura livre de queimaduras, tratando sobre os perigos envoltos no convívio social, como churrasqueiras, fogos de artifício e outros; e, em 2023, com foco na eletricidade, numa parceria com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).