YD Comunicação - 19/05/2023
O profissional acompanha o paciente queimado em todos os momentos da recuperação
Amanhã, 20 de maio, é comemorado o Dia do Técnico de Enfermagem, profissional que também atua nas equipes multidisciplinares dos centro de tratamento de queimados (CTQ). O técnico de enfermagem trata do paciente desde do primeiro estágio da queimadura, do processo de enxertia até a cicatrização, além de fazer curativos, dar banho, auxiliar na alimentação, em medicações, exames e outras atribuições.
"Muitas vezes, ou melhor, sempre, somos bons ouvintes. Trabalhar no CTQ é uma experiência única, pois são feridas complexas, extensas, queimaduras por vários agentes e várias formas de acidentes", diz a técnica de enfermagem Valéria Sfredo.
Segundo o técnico de enfermagem Douglas de Souza, a segurança do paciente é um pilar na assistência multiprofissional. "É um trabalho desenvolvido em equipe, onde colocamos nossos conhecimentos em prática, lidamos com pacientes fragilizados. Momento em que não podemos ter dó, se não, não cuidamos. Temos que ter sempre empatia, colocamos todo nosso amor e técnica em prática", relata Douglas de Souza.
Para quem deseja atuar com paciente queimado, o profissional aconselha: "vá com o coração aberto, para ter novas experiências, seja humano e pense que o mesmo doente, poderia ser um ente querido, cuide com muito carinho e amor. E a base de tudo tenha empatia".
Para começar ou se aprofundar na profissão, o técnico de enfermagem Elbert Chrisrian Mendes Costa indica a especialização em paciente cirúrgico com ênfase em queimadura.
"O queimado demanda um amplo conhecimento técnico-científico do enfermeiro pelo complexidade do tratamento. É fundamental que o técnico tenha conhecimento sobre as fases da queimadura, controle emocional para proporcionar uma boa assistência e autocuidado para cuidar do outro que necessita de cuidados intensos no momento de sua fragilidade", conclui.