XII CBQ encerra com elogios, homenagens e entrega de prêmios

Yd Comunicação - 27/03/2021

Foram três dias de conhecimento e troca de experiências


Terminou, neste sábado (27), o XII Congresso Brasileiro de Queimaduras, organizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras. O evento foi realizado totalmente online, durante três dias, em uma plataforma inovadora, que surpreendeu os participantes e rendeu elogios. 

Assim como nos dias anteriores, duas salas ofereceram palestras com profissionais brasileiros e de outros países da Europa, América Latina e também dos Estados Unidos. 

Na sala 1, a abertura do painel latino americano contou com a mediação de Linda Guerreiro (Colômbia) e Ariel Miranda (México). Foram abordados paradigmas da reconstrução cicatricial das lesões pós-queimadura, como utilizar substitutos cutâneos hoje, cobertura cutânea em paciente grande queimado com microenxerto expandido (técnica Meek) e a microcirurgia em pacientes queimados. 

A violência contra a mulher, os avanços biotecnológicos e a experiência dos ex-presidentes da SBQ complementaram a manhã de sábado. “Cada um foi convidado a falar o que achava relevante e, ao final, percebo que as falas se completaram. As coisas vão se somando para que a gente possa estimular o conhecimento, a educação, a evolução do tratamento dos pacientes queimados e o avanço nas políticas públicas”, disse o presidente da SBQ, José Adorno, agradecendo a todos os envolvidos no evento. 

Na sala 2, foram tratadas as particularidades da reabilitação hospitalar, curativos e o atendimento emergencial na sala vermelha. Com moderação de Elza Hiromi (PR) e Fernanda Silva (RS), ainda foram abordados o uso da Tecnologia Safetec em pacientes queimados infectados com COVID-19 e Tecnologia DACC - Opção eficaz no controle antimicrobiano frente ao combate à  Resistência Antimicrobiana em Feridas Complexas e Queimaduras. 

Homenagens – No encerramento do congresso, Adorno lembrou da aflição às vésperas do evento, sem saber se seria possível realizá-lo presencialmente e do enorme desafio de organizar o CBQ online, com qualidade. “Conseguimos vencer uma barreira grande, uma excepcionalidade diante da pandemia. Mas todos trabalhamos firmemente e tenho certeza que conseguimos entregar um bom evento a todos.Parabéns aos envolvidos”, disse. 

Ao final do congresso, o diretor científico da SBQ discorreu sobre a homenageada do XII CBQ, Maria Cristina Serra. “Fiquei pensando sobre o que poderia falar sobre ela, aliás, poderia falar tantas coisas...Entretanto, eu gostaria de falar de Maria Cristina Serra não com seus atributos profissionais, mas pelo ser humano que ela é, pela áurea maravilhosa que envolve a todos que estão ao seu lado. Foi minha primeira grande amiga na SBQ e tornou-se minha amiga para a vida”, disse, entre outros tantos elogios. 

“Essa  homenagem é uma pequena transformação do nosso agradecimento, reconhecimento e privilégio de conviver contigo todos estes anos”, complementou Pereima. Com voz embargada e visivelmente emocionada, Cristina agradeceu “à família SBQ”. 

O presidente do Congresso, Marco Almeida, também fez agradecimentos ao final do evento, lembrando do quanto Natal seria ainda mais receptivo se pudesse ter sido a sede presencial desta edição. “Seria uma grande festa este encerramento e, amanhã, teríamos a corrida do Instituto Pró-queimados. Mas, de qualquer forma, foi um evento ímpar na nossa história”, destacou.

Foi ele quem fez a apresentação dos outros dois homenageados, os médicos Melquisedech Pacelli e Ana Suzy. “Melquisedech participou de toda a formação do nosso CTQ e é um grande exemplo de disponibilidade profissional e no cuidado com o paciente queimado. Ana é uma amante fervorosa da causa e nos ajudou a fundar a Pró-queimados”, destacou Marco Almeida. 

“É uma honra fazer parte do CTQ Dr Jussier Magalhães, único em todo o estado para fazer tratamento de grande queimado e é uma honra representar o pró-queimados. Essa homenagem não é só para mim, é para todos os voluntários que nos ajudam”, disse Ana Suzy.

Ainda foram entregues, simbolicamente, menções honrosas a três profissionais que fizeram parte do CTQ de Natal: Everlice Pereira, Valéria Carla Rocha Lima e Maria Leonor Paiva da Silva. 

José Adorno ainda fez uma homenagem póstuma aos médicos Walter Soares Pinto e Carlos Sereday. Ambos morreram este ano. “Walter foi um dos fundadores da SBQ e a introdução de dsuas técnicas melhoraram as condições de trabalho com queimaduras. O argentino Sereday tive o prazer de conhecer em viagens e foi uma grande perda também”, lamentou. 

Premiação – O último dia de congresso divulgou as três premiações do XII CBQ, citadas pela vice-diretora científica Raquel Pan. Confirma os ganhadores:

Prêmio Elisabeth Greenfield 

– A utilização da termografia em lesão por queimadura elétrica: relato de caso

Autores: Paulo Roberto Boeira, Maria Elene Echevarria-Guanilo, Natália Gonçalves, Tatiana Martins, Fernanda Sant’ana Tristão José Verdu Soriano e  Jerusa Ceu Martins

 

Prêmio Projeto Cris

- Tendência temporal da mortalidade por queimaduras no brasil: estudo ecológico

Autores: Fernanda Silva dos Santos, Luciana Rosa Porto, Kelli Christiane Mello, Vania Celina Dezoti Micheletti, Rosane Mortari Ciconet e Sandra Maria Cezar Leal.

 

Prêmio Roberto Chem

- Estudo comparativo de matrizes dérmicas de colágeno bovino com e sem lâmina de silicone no tratamento da contratura cicatricial pós-queimadura- análise clínica e histológica


Autores: Luiz Phelipe Molina Vana, Cláudia Naves Bachlehner, Marcelo Alves Ferreira, Elia Garcia Caldini, Rolf Gemperli e Nivaldo Alonso