YD Comunicação - 04/11/2022
A enfermeira Raquel Pan também faz parte do Comitê de Enfermagem e Prevenção da SBQ e acredita em fortalecimento da relação com a instituição internacional
A enfermeira, Raquel Pan, vice-diretora Científica e membro do Comitê de Enfermagem e Prevenção da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), agora também é a representante da América Latina da International Society for Burn Injury (Isbi), instituição internacional de prevenção a queimaduras, até 2024, fortalecendo, assim, a relação entre as instituições.
A Isbi é sediada nos Estados Unidos, com membros em todo o mundo, que tem o objetivo de disseminar o conhecimento por meio de educação, pesquisa e treinamento, além de estimular a prevenção de queimaduras e de políticas públicas e melhorar a qualidade do cuidado.
“A tendência mundial é de valorizar a equipe multiprofissional, pois quem trabalha com queimaduras não é apenas um profissional, são vários, cada um com sua competência, em seu momento. E esse meu pensamento contribui para o fortalecimento da relação da SBQ com a Isbi, pois queremos fazer trocas de experiências, promover discussões e influenciar para que, de fato, tenha uma melhora na qualidade do cuidado ao paciente queimado, com o auxílio de todos esses profissionais”, destaca Raquel Pan.
RAQUEL PAN - Membra da SBQ há dez anos, a profissional diz que se associou para ter maior proximidade com profissionais e pesquisadores da área de queimaduras ao redor do Brasil. A enfermeira estuda queimaduras desde 2010. Após se formar pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), foi apoio técnico à pesquisa da professora Lídia Aparecida Rossi, uma referência na área de queimaduras.
“Fui conhecer o Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ-HCFMRP/USP) para uma pesquisa dela e, após aproximação da mãe de uma criança pequena que ficou conversando comigo, decidi mudar meu foco de trabalho e estudo, que até então era a oncologia pediátrica. Escrevi um projeto de doutorado em 15 dias, submeti e fui aprovada no Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem (EE-EERP/USP) e, desde então, não parei mais de estudar a temática”, lembra.
A tese intitulada “Significados da reinserção escolar de crianças vítimas de queimaduras: um estudo etnográfico” foi premiada. Em 2012 e 2014, recebeu dois primeiros prêmios Elizabeth Greenfield da SBQ; em 2015, ganhou o prêmio de melhor apresentação oral no 16th EBA Congress, em Hanôver.
Em 2016, mais dois prêmios, Young Investigator Prize e Baskent University Nursing Award, no 18th ISBI Congress, em Miami. Em 2014, Raquel Pan fez o doutorado Sanduíche na Holanda, na Utrecht University.