Setembro é o mês de cuidado com a saúde mental

YD Comunicação - 11/09/2023

Campanha alerta para a importância de escutar e perceber a dor do outro. Cuidado profissional é indispensável na busca por ajuda

Setembro Amarelo é marcado por eventos de prevenção ao suicídio e de cuidados com a saúde mental. Este ano, o lema da campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda!”. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que, em 2019, mais de 700 mil pessoas cometeram suicídio. 

O ato de tirar a vida pode estar ligado a transtornos psiquiátricos, tentativas anteriores, história pessoal e familiar, estresse ocupacional ou desemprego, precarização da vida, humilhações, isolamento, redes sociais, comportamentos de risco (álcool, drogas, conflitos relacionais constantes), lutos não superados, doenças graves ou invalidantes e conhecimento dos meios letais. 

"Quando falamos sobre suicídio estamos falando de vida e qualidade de vida percebida por uma pessoa, em determinado momento, como insuportável e cuja única saída para tanto sofrimento, parece ser a morte, uma ação violenta e desesperada, contra si mesma. Uma dor infinita que imagina que nunca vai passar", conta a psicóloga Josélia Quintas.

A profissional diz, ainda, que, de acordo com a OMS, após uma tentativa de suicídio, outras se repetirão, se não houver um cuidado profissional.  "No Brasil esse cuidado existe, mas ainda não é prioridade, não despertou o interesse das políticas públicas. Alguns espaços são insuficientes para a maioria da população com vida precária em todos os sentidos".

Segundo Josélia Quintas, familiares e amigos podem perceber, mas  existe um tabu sobre o assunto.  "Tem o medo de provocar mais sofrimento e levar ao ato suicida. Podemos ser mais efetivos na prevenção se pudermos nos dispor a escutar aquele que sofre, sugerir ajuda profissional e incentivar a pessoa a não calar suas dores".

Paciente com queimaduras - O trabalho com os pacientes com queimaduras é relacionado ao pós ato, as marcas no corpo e outras questões ligadas a autoestima, frágeis recursos psíquicos e dificuldades no enfrentamento dos paradoxos da vida. 

"Nesse sentido, nós psicólogos e profissionais de saúde mental, trabalhamos para que a pessoa compreenda a imprevisibilidade da vida,  as relações conflituosas, que nada é definitivo, podendo-se atravessar e sofrer nos momentos difíceis, sem sucumbir diante dos desafios, com mortes e renascimentos", esclarece.

Data - Organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia 10 de setembro virou o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 

A cor amarela é referente a história de Mike Emme. Aos 17 anos, nos Estados Unidos, ele cometeu suicídio em seu carro, um mustang amarelo. No velório, os pais e amigos distribuíram cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.


Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)