Setembro é o mês de cuidado com a saúde mental

YD Comunicação - 11/09/2023

Campanha alerta para a importância de escutar e perceber a dor do outro. Cuidado profissional é indispensável na busca por ajuda

Setembro Amarelo é marcado por eventos de prevenção ao suicídio e de cuidados com a saúde mental. Este ano, o lema da campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda!”. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que, em 2019, mais de 700 mil pessoas cometeram suicídio. 

O ato de tirar a vida pode estar ligado a transtornos psiquiátricos, tentativas anteriores, história pessoal e familiar, estresse ocupacional ou desemprego, precarização da vida, humilhações, isolamento, redes sociais, comportamentos de risco (álcool, drogas, conflitos relacionais constantes), lutos não superados, doenças graves ou invalidantes e conhecimento dos meios letais. 

"Quando falamos sobre suicídio estamos falando de vida e qualidade de vida percebida por uma pessoa, em determinado momento, como insuportável e cuja única saída para tanto sofrimento, parece ser a morte, uma ação violenta e desesperada, contra si mesma. Uma dor infinita que imagina que nunca vai passar", conta a psicóloga Josélia Quintas.

A profissional diz, ainda, que, de acordo com a OMS, após uma tentativa de suicídio, outras se repetirão, se não houver um cuidado profissional.  "No Brasil esse cuidado existe, mas ainda não é prioridade, não despertou o interesse das políticas públicas. Alguns espaços são insuficientes para a maioria da população com vida precária em todos os sentidos".

Segundo Josélia Quintas, familiares e amigos podem perceber, mas  existe um tabu sobre o assunto.  "Tem o medo de provocar mais sofrimento e levar ao ato suicida. Podemos ser mais efetivos na prevenção se pudermos nos dispor a escutar aquele que sofre, sugerir ajuda profissional e incentivar a pessoa a não calar suas dores".

Paciente com queimaduras - O trabalho com os pacientes com queimaduras é relacionado ao pós ato, as marcas no corpo e outras questões ligadas a autoestima, frágeis recursos psíquicos e dificuldades no enfrentamento dos paradoxos da vida. 

"Nesse sentido, nós psicólogos e profissionais de saúde mental, trabalhamos para que a pessoa compreenda a imprevisibilidade da vida,  as relações conflituosas, que nada é definitivo, podendo-se atravessar e sofrer nos momentos difíceis, sem sucumbir diante dos desafios, com mortes e renascimentos", esclarece.

Data - Organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia 10 de setembro virou o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 

A cor amarela é referente a história de Mike Emme. Aos 17 anos, nos Estados Unidos, ele cometeu suicídio em seu carro, um mustang amarelo. No velório, os pais e amigos distribuíram cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.


Outras Notícias

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios

Fala, presidente: Wandressa Nascimento preside a SBQ SE

SBQ e Fundação Ecarta se unem para dar visibilidade à campanha de doação de pele e de membrana amniótica

Porque é tão importante cuidar da saúde mental das vítimas de queimaduras?

SIG Queimaduras completa sete anos com muitos motivos para comemorar

Assembleia aprova nomes para o conselho fiscal da SBQ e o início da elaboração de um compliance

Dia do voluntariado: a importância de doar tempo, talento e amor a quem precisa

Eu venci: Suzana Batista foi vítima da negligência aos 7 anos de idade