YD Comunicação - 09/03/2022
Reunião consolidou continuidade da agenda interinstitucional com compromisso de capacitações voltados às políticas de queimaduras
Um encontro entre o presidente e o tesoureiro da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno e Mário Fratinni, e a diretora de Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Ana Patrícia de Paula, consolidou a continuidade da agenda interinstitucional com compromisso de capacitações voltados às políticas de queimaduras.
Na conversa foram discutidos vários aspectos que estão impactando a política de operacionalização das queimaduras no Brasil. “Tratamos sobre prevenção, dificuldades de acesso a tratamento, falta de estruturação em rede, impacto da pandemia nos centros de tratamento de queimaduras, diminuição de leitos, necessidade de capacitação de profissionais e gestores em queimaduras, política de tecidos alógenos, bancos de pele e incorporação da Membrana Amniótica”, enumera José Adorno.
Ele complementa que a SBQ acompanha, rotineiramente, como tem sido a operacionalização da política de atendimento ao queimado e, agora, articula diretamente com Ministério da Saúde. “É uma contribuição que a SBQ mostra, em tempo real, as necessidades de hoje. Quando levamos essas questões ao Ministério da Saúde, que tem extensa agenda, podemos acelerar as mudanças”, complementa o presidente da SBQ.
Ainda durante o encontro, foi pactuada, oficialmente, uma parceria a ser estruturada nos próximos dias para realização conjunta MS/SBQ de Workshop sobre Políticas de Rede Estruturada para as Queimaduras como parte da Linha de Cuidado; projeto de Capacitação Profissional e estruturação de Educação em Saúde, que tem ampla atribuição em capacitação profissional e educação em saúde.
Foi solicitada nova reunião, mas ainda sem data marcada. “Melhor: conversas estão evoluindo na construção de discussões e agendas sobre pautas que têm sido propostas conforme tem evoluído na SBQ em comitês e grupos de trabalho”, finaliza Adorno.