YD Comunicação - 18/04/2022
Dos documentos gerados, um já foi protocolado e outros dois ainda serão encaminhados
A Sociedade Brasileira de Queimaduras e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prevenção de Queimaduras e Atenção Global ao Paciente Queimado se reuniram para discutir itens da agenda de prevenção. O encontro gerou três documentos, chamados de indicação, que serão encaminhados ao Executivo. Destes, um já foi protocolado e os outros aguardam participação da SBQ na construção de justificativas técnicas.
A indicação protocolada no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, solicita programas permanentes de prevenção de acidentes nas escolas primárias, capacitação de profissionais da saúde e campanhas de conscientização da sociedade.
Para o presidente da SBQ, José Adorno, a demanda engloba uma pretensão antiga da SBQ. “Está exatamente dentro do projeto de prevenção que queremos. Uma agenda mais forte junto aos profissionais de saúde - especialmente na Estratégia de Saúde da Família com os agentes comunitários de saúde e no Programa Saúde nas Escolas (PSE)”.
Segundo o presidente da Frente Parlamentar, Roberto de Lucena, a luta junto à SBQ é por mais informação, conscientização, apoio do governo, estrutura de atendimento e reconhecimento das queimaduras. "Vamos seguir firmes até que essas estatísticas tristes sejam cada vez menores e fiquem no passado", destaca.
A reunião faz parte da agenda que está sendo discutida progressivamente com a Frente Parlamentar. "Essas demandas são políticas públicas de educação e regulamentação que vemos como importante dentro dos pilares da prevenção”, conclui o presidente da SBQ.