SBQ assina declaração conjunta para o Dia Mundial da Segurança do Paciente

- 17/09/2020


Tema deste ano diz respeito à segurança do trabalhador da saúde

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) assinou, junto a outras 36 entidades, uma declaração sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro. Em 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança a campanha mundial com o tema Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente. A temática torna-se ainda mais relevante neste ano em que a pandemia de coronavírus colocou o mundo inteiro em alerta. 

“Essa pandemia foi a oportunidade de ver que, mesmo seguindo todas as normas, ainda há possibilidade de contaminação da equipe. Por isso, é importante essa discussão, para que se trabalhe com rotinas que aumentem a qualidade e deem mais segurança para pacientes e profissionais”, ressalta o presidente da SBQ, José Adorno.

Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que, desde o início da pandemia, pelo menos 226 profissionais morreram e outros 257 mil foram infectados em razão do novo coronavírus. As categorias mais vitimadas foram as de técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos e enfermeiros.

Data - O tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 leva a OMS a apontar direcionamentos para as ações de seus Estados membros, igualmente aplicáveis a gestores e líderes da área da saúde.

Entre eles estão: conciliar programas de segurança do trabalhador da saúde com os programas de segurança do paciente; implementar o Programa Nacional de Saúde Ocupacional para os trabalhadores da saúde; proteger os trabalhadores da saúde da violência e da discriminação; melhorar o seu bem-estar mental e segurança psicológica;  proteger os trabalhadores da saúde de riscos físicos e biológicos iminentes nos ambientes de trabalho.

Em razão da data, o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, ambos no Rio de Janeiro, deverão ser iluminados na cor laranja, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. As entidades também convidam a todos para fazer imagens vestindo alguma peça laranja como forma de ressaltar a importância da segurança do paciente e de seus profissionais.

CUIDADOS - No documento assinado pela SBQ, as entidades deixam claro que infecções e mortes, assim como outros problemas que ocorrem em ambiente hospitalar, poderiam ser evitados com medidas como a disponibilização de equipamentos de proteção individual, treinamentos de equipes, ambientes de cuidado e processos de trabalho adequados ao tratamento dos pacientes.

Segundo José Adorno, pesquisas apontam que os eventos adversos que acontecem com o paciente ou profissional durante o tratamento têm custo alto. “No livro Errar é humano fala-se justamente sobre isso. Descobriu-se que esses eventos adversos causavam 7% de disfunções permanentes em pacientes e a taxa de mortalidade chegava a 14%, isso na década de 2000”, frisa o médico.

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado. Os protocolos básicos de segurança do paciente são instrumentos para implantação das ações em segurança do paciente. A Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013, e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013, aprovam os protocolos básicos de segurança do paciente.

“Não existe, ainda, um protocolo específico para as unidades de atendimento a queimados, precisamos adaptar, como já foi feito no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Por exemplo, o protocolo referente à queda. Temos de fazer adequações de escala, pois não são as mesmas de um paciente geral”, explica José Adorno.

Os protocolos básicos envolvem a correta identificação do paciente; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; melhor comunicação entre profissionais; cirurgia segura; prática de higiene nas mãos e prevenção de quedas.