SBQ assina declaração conjunta para o Dia Mundial da Segurança do Paciente

- 17/09/2020


Tema deste ano diz respeito à segurança do trabalhador da saúde

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) assinou, junto a outras 36 entidades, uma declaração sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro. Em 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lança a campanha mundial com o tema Segurança do trabalhador da saúde: uma prioridade para a segurança do paciente. A temática torna-se ainda mais relevante neste ano em que a pandemia de coronavírus colocou o mundo inteiro em alerta. 

“Essa pandemia foi a oportunidade de ver que, mesmo seguindo todas as normas, ainda há possibilidade de contaminação da equipe. Por isso, é importante essa discussão, para que se trabalhe com rotinas que aumentem a qualidade e deem mais segurança para pacientes e profissionais”, ressalta o presidente da SBQ, José Adorno.

Os dados mais recentes, divulgados pelo Ministério da Saúde, apontam que, desde o início da pandemia, pelo menos 226 profissionais morreram e outros 257 mil foram infectados em razão do novo coronavírus. As categorias mais vitimadas foram as de técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos e enfermeiros.

Data - O tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2020 leva a OMS a apontar direcionamentos para as ações de seus Estados membros, igualmente aplicáveis a gestores e líderes da área da saúde.

Entre eles estão: conciliar programas de segurança do trabalhador da saúde com os programas de segurança do paciente; implementar o Programa Nacional de Saúde Ocupacional para os trabalhadores da saúde; proteger os trabalhadores da saúde da violência e da discriminação; melhorar o seu bem-estar mental e segurança psicológica;  proteger os trabalhadores da saúde de riscos físicos e biológicos iminentes nos ambientes de trabalho.

Em razão da data, o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, ambos no Rio de Janeiro, deverão ser iluminados na cor laranja, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. As entidades também convidam a todos para fazer imagens vestindo alguma peça laranja como forma de ressaltar a importância da segurança do paciente e de seus profissionais.

CUIDADOS - No documento assinado pela SBQ, as entidades deixam claro que infecções e mortes, assim como outros problemas que ocorrem em ambiente hospitalar, poderiam ser evitados com medidas como a disponibilização de equipamentos de proteção individual, treinamentos de equipes, ambientes de cuidado e processos de trabalho adequados ao tratamento dos pacientes.

Segundo José Adorno, pesquisas apontam que os eventos adversos que acontecem com o paciente ou profissional durante o tratamento têm custo alto. “No livro Errar é humano fala-se justamente sobre isso. Descobriu-se que esses eventos adversos causavam 7% de disfunções permanentes em pacientes e a taxa de mortalidade chegava a 14%, isso na década de 2000”, frisa o médico.

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado. Os protocolos básicos de segurança do paciente são instrumentos para implantação das ações em segurança do paciente. A Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013, e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013, aprovam os protocolos básicos de segurança do paciente.

“Não existe, ainda, um protocolo específico para as unidades de atendimento a queimados, precisamos adaptar, como já foi feito no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília. Por exemplo, o protocolo referente à queda. Temos de fazer adequações de escala, pois não são as mesmas de um paciente geral”, explica José Adorno.

Os protocolos básicos envolvem a correta identificação do paciente; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; melhor comunicação entre profissionais; cirurgia segura; prática de higiene nas mãos e prevenção de quedas.

Outras Notícias

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!

Eu venci: Paulinho Lima não tem superpoderes, mas lutou pela vida como se tivesse...

Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

Fala, presidente!

Primeiro semestre tem congressos, jornadas e o retorno do SIG Queimaduras

Violência contra a mulher será tema da campanha Junho Laranja 2025

Anuidade em dia fortalece atuação da SBQ: saiba como quitar débitos

Educação em saúde pode ajudar a reduzir número de acidentes com crianças e adolescentes

Fala, presidente! A médica Kelly Daniele de Araújo foi eleita presidente da SBQ Nacional e reabre editoria para apresentar os gestores da SBQ

Ângela Maria, uma história de dor, amor e superação

Pele de tilápia liofilizada deverá ser comercializada em breve após 10 anos de pesquisa

Universidade Federal do Ceará abriu chamada pública para empresas interessadas em obter o produto