Lyd Comunicação - 22/04/2024
Um dos artigos é o trabalho vencedor do Prêmio Elisabeth Greenfield no XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras
O volume 22 da Revista Brasileira de Queimaduras está no ar. Ele é o número 2/2023 e traz seis artigos, além de um editorial sobre a enfermagem na atenção às queimaduras, assinado por Viviane Carvalho, doutora em Ciências pela disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Em seu texto, Viviane Carvalho destaca o papel da enfermagem no manejo de pacientes queimados, deixando claro que, “para que esse cuidado seja prestado, é necessário o desenvolvimento de competências, as quais têm início nos bancos acadêmicos e seguirão sendo atualizadas e aprimoradas, por toda carreira profissional”.
Um dos artigos desta edição é o trabalho vencedor do Prêmio Elisabeth Greenfield no XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras: “Avaliação do contrafluxo: Um novo conceito como indicador de qualidade de um serviço de atendimento a vítimas de queimadura”, assinado por oito profissionais, entre eles o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Marcus Barroso.
Dois artigos abordam a pele de tilápia: “Linha do tempo da pele de tilápia (Oreochromis niloticus) na medicina regenerativa moderna: Da bancada ao paciente” e “Desenvolvimento de uma matriz acelular de pele tilápia para tratamento de feridas: Um estudo experimental”.
Outros dois títulos são a “Comparação do dispositivo termográfico FLIR ONE® versus avaliação clínica presencial e avaliação fotográfica na determinação da profundidade das queimaduras” e “Avaliação do consumo alimentar de pacientes queimados internados em um hospital público do Distrito Federal.”
A edição
pode ser lida ou, ainda, baixada no site da RBQ.