Lyd Comunicação - 30/04/2024
Evento começa nesta quarta-feira (1) e vai até sexta (3), com a participação de membros da SBQ
Belo Horizonte recebe, entre essa quarta-feira (1) e sexta-feira (3), o Congresso Cirurgia Ano 2024 – Minas Brasil. O atendimento aos queimados é uma das temáticas a ser tratada nas mesas, que contarão com a participação de sócios da Sociedade Brasileira de Queimaduras, entre eles, a vice-presidente da entidade, Kelly de Araújo.
Responsável científico pela parte de queimaduras e feridas do Congresso, o membro da SBQ Rogério Noronha observa a importância de capacitações na temática devido à necessidade de pessoal para atuar no atendimento a pacientes queimados.
“A área de queimaduras tem sido muito esvaziada ao longo dos tempos. Nós temos um vazio assistencial, até porque é difícil formar especialistas. Afinal, se nós temos um milhão de queimados ao ano, mesmo que a maioria deles seja queimaduras de primeiro e de segundo grau, nos grandes acidentes, as vítimas encontram uma deficiência de rede assistencial”, frisa o médico.
O congresso está em sua 31ª edição e a expectativa é que cerca de mil cirurgiões participem. Ao todo, serão 15 temas abordados, entre eles cirurgia laparoscopia, bariátrica e as feridas e queimaduras. A solenidade de abertura será nesta quarta-feira (1), às 19h30, no Teatro Oromar Moreira (BH) e contará com a palestra magna intitulada: “Quo vadis, doctor” ministrada pelo Sr. Henrique Prata, presidente do Hospital do Amor de Barretos.
Confira a programação completa do congresso.