YD Comunicação - 26/09/2023
Atualização e conhecimento são os principais objetivos dos novos sócios da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Por esse motivo, há sempre cursos e capacitações na programação científica da SBQ. Além disso, eles podem ter acesso ao acervo da Biblioteca Virtual e intensificar o network com profissionais da área.
A médica Patrícia Juliano trabalha há 12 anos na unidade de queimados da Santa Casa de São José dos Campos. O primeiro contato com pacientes queimados foi na residência médica. "Passei três anos em contato com o queimado nessa época, adorei e não parei até hoje". Patrícia se associou à SBQ em busca de atualização e de aumentar a rede de contatos com profissionais de outro serviços.
Também foi em busca de atualização em cursos e qualificações que a fisioterapeuta Majana Sobreira Teixeira se associou à SBQ. Há seis meses trabalhando no tratamento com queimados, ela procura na Sociedade mais eventos multiprofissionais.
A cirurgiã plástica Carolina Junqueira atua há sete anos com pacientes com queimaduras. Na SBQ, ela quer formar uma conexão com outros serviços.
Há três anos trabalhando com queimados, a profissional Luciana Oliveira tem interesse em aprofundar mais os conhecimentos e estar por dentro das novidades da área.
A enfermeira Cibele Alves Coito também se associou para adquirir novos conhecimentos na área e se manter sempre atualizada. Há quatro meses ela assumiu a gestão no Hospital Santa Casa de São José dos Campos, em São Paulo. "Para mim, é tudo novo, faz 22 anos que estou na enfermagem e sempre no setor de tratamento intensivo. Eu me sinto privilegiada de estar num setor que vai me proporcionar novos desafios e conhecimento".
Este ano, Cibele estará no XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ) e espera fazer uma gama de network.
O interesse em tratar queimaduras do enfermeiro Joel Azevedo de Menezes Neto surgiu ao observar a mãe fazendo curativos na farmácia da família. "Um dia chegou uma familiar queimada em tórax, já de alta hospitalar, e eu vi minha mãe fazendo aquele curativo gigante. Aquilo me fascinou, ver todo processo de cicatrização e trocas de curativos. Na faculdade de enfermagem sempre buscava estudar e me aprofundar mais sobre o assunto de queimaduras. Meu TCC foi sobre síndrome compartamental e complicações no paciente grande queimado".
Joel conta que busca na SBQ trocar feedbacks com profissionais da área e vivenciar eventos. "A SBQ é uma entidade séria e, através desta, tenho acesso a novos materiais, estudos e sempre trazem momentos com professores/pesquisadores em webinars e eventos para discutirmos mais as novas evidências", destaca o enfermeiro.
Também entraram para o grupo de associados da SBQ os profissionais: Cássio César Leão, Heloísa Lázaro, Luciana Caccavo, Mariane de Amarante e Samuel Gregório.