- 23/04/2025
A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Raquel Pan, está coordenando uma pesquisa que pretende descrever e analisar o ensino de queimaduras nos cursos de graduação em enfermagem e medicina nas universidades públicas do Brasil.
“A pesquisa está sendo feita com os coordenadores dos cursos. O que se pretende é pensar em como sugerir mudanças e adequações curriculares para a melhoria da formação desses futuros profissionais e, consequentemente, propiciar um atendimento mais efetivo ao paciente”, diz Raquel Pan, destacando a importância de todos participarem deste levantamento que consiste em responder a um breve questionário enviado por e-mail e que também pode ser acessado pelo link ou pelo QRcode contido na imagem acima.
Entre os questionamentos estão qual a forma usada para ministrar o conteúdo, em qual semestre ele é ministrado e quantas horas/aula são dedicadas ao assunto. O método é um estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa.
Segundo Raquel Pan, o estudo será desenvolvido inteiramente de forma virtual em três etapas: a primeira foi a elaboração do roteiro e validação com um comitê de juízes; a segunda foi a elaboração do banco de dados dos cursos de enfermagem e medicina de instituições de ensino superior públicas; e agora, na terceira, a coleta de dados com as coordenações dos cursos. Ela informa que professores que ministram esse conteúdo em cursos de graduação em enfermagem e medicina de instituições públicas do Brasil também podem participar.
Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião