- 09/07/2024
O trabalho do curso de pós-graduação Direção de Arte: design e comunicação encantou e irá ajudar na prevenção de acidentes
Alunos da pós-graduação em Direção de Arte: design e comunicação da Universidade Estadual de Londrina desenvolveram campanhas sobre prevenção de queimaduras que, numa parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, serão utilizadas nas redes sociais da entidade ao longo dos próximos meses.
Estimulados pela integração de quatro disciplinas e inspirados na paixão com que trabalham os profissionais do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Universitário de Londrina, no Paraná, 36 alunos divididos em oito grupos criaram peças publicitárias voltadas para a prevenção de queimaduras, com foco nos acidentes domésticos.
“Eles tiveram a primeira disciplina de planejamento de marketing e design thinking em que eles pesquisaram o tema. Na disciplina de direção de arte e redação publicitária, materializaram a campanha. A gente deixou aberto para cada grupo fazer o recorte do público, alguns foram para o infantil, outros para adultos”, detalha o professor Érico Francisco Bonfim Belem, que cuidou de todo o processo do trabalho.
Ele explica que a universidade faz esse trabalho com os alunos e precisa ter um viés de responsabilidade social, alinhado aos princípios institucionais. Sendo assim, desde o ano passado, atuam junto ao CTQ do HU de Londrina. “Neste ano, a Coordenadora de enfermagem do CTQ HU UEL, Elisangela Flauzino Zampar que apresentou o trabalho para o presidente da SBQ, tivemos uma reunião de apresentação e agora estamos nessa parceria para que o trabalho possa ser levado para todo o Brasil”, frisa Érico.
A SBQ usará as peças criadas pelos estudantes nos meses de agosto, outubro e dezembro deste ano e em janeiro e fevereiro de 2025. A primeira delas tem o slogan “Cuide, proteja, sorria!”, desenvolvida pelo grupo 5. Ela usa, em toda a comunicação, algum item que provoca queimadura, complementando com a frase “Não escolhe vítimas”, como por exemplo: “Produto químico não escolhe vítimas”.
Em outubro, em alusão ao Dia das Crianças, será utilizada a campanha do grupo 1, que tem como mote "Pequenos gestos, grandes escudos: queimaduras não têm espaço em nossa casa!". Os estudantes transformaram itens como fogo e energia elétrica em monstros que assombram as crianças, uma forma de chamar a atenção dos pequenos e, também, de seus cuidadores.
Para o final do ano, a ideia é trabalhar o Grupo 6, que adotou como estratégia a sensibilização por meio de momentos afetivos, despertando a atenção para a prevenção através da empatia. A frase usada por eles é “Que apenas bons momentos deixem marcas”.
Em fevereiro, em alusão ao Carnaval, a SBQ pretende chamar a atenção para os riscos do período, como uso de produtos químicos, queimaduras solar e riscos de trios elétricos. Por isso, escolheu a campanha do grupo 4, já que usaram o colorido e a expressão “Bobeou, queimou” como mote, tentando dar ao conteúdo, como eles mesmos descreveram, um tom irreverente e bem humorado.
Impacto - Segundo o professor Érico Belem, durante o desenvolvimento dos trabalhos, os alunos ficaram impressionados com os dados de queimaduras e com os tipos de acidentes que ocorrem. “Mexeu muito com todo mundo e essa vontade de ajudar, de divulgar essas informações, a gente percebeu que fez muita diferença para os alunos. Eles realmente se entregaram, se envolveram muito e estão muito contentes com a parceria e com essa possibilidade do trabalho deles estar ajudando”, destaca ele que é especialista em Gestão Estratégica de Design com mais de 20 anos de experiência como criativo em agências de publicidade e design.
Érico ressalta que, além da SBQ e do CTQ de Londrina, outros centros de tratamento também pretendem usar as peças criadas em campanhas de conscientização, como em Campinas, Brasília e Minas Gerais.