Nova diretoria da SBQ tem foco na linha de cuidados, fomento à pesquisa e aproximação com estudantes e instituições internacionais

- 04/12/2024

A Sociedade Brasileira de Queimaduras está de diretoria nova. Os eleitos tomaram posse nesta semana e trazem uma pauta extensa para os próximos dois anos, incluindo o fomento à pesquisa, a aproximação dos estudantes com a SBQ e o estreitamento de relações com instituições internacionais como ISBI e Felaq.

“Nosso compromisso será desenvolver e fortalecer a Linha de Cuidado às Pessoas com Queimaduras, sempre fundamentada na ciência, com foco na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. Outro ponto importante da nossa proposta é aproximar ainda mais as equipes que tratam os pacientes da prática científica, promovendo a integração entre assistência e inovação. Sabemos que há muito trabalho pela frente, mas estamos profundamente motivados e preparados para enfrentar esse desafio”, destaca a médica Kelly de Araújo, que passou a ser a nova presidente da SBQ.

Ela vai trabalhar ao lado da enfermeira Raquel Pan, anteriormente segunda tesoureira e representante internacional. “Espero poder continuar contribuindo com a valorização da equipe multiprofissional e tentando aproximar os estudantes”, diz.

Ainda entre as propostas da nova diretoria estão desenvolver protocolos de atendimento aos queimados embasados em evidências científicas, revisar atividades dos comitês e grupos de trabalho para auxiliarem no desenvolvimento dos protocolos e desenvolver o curso de cuidado ao paciente queimado, englobando desde o atendimento inicial, os cuidados multiprofissionais, abordagens cirúrgicas para tratamento agudo e de sequelas, reabilitação.

A diretoria ainda é composta por primeiro e segundo secretários, cargos ocupados pela enfermeira Elisângela Zampar e Breno Bezerra, respectivamente; pelos tesoureiros Leonardo Augusto, que é fisioterapeuta, e o médico Bruno Cintra.

Na diretoria científica, estão reeleitos o médico Flávio Nadruz e a enfermeira Moelisa Dantas. Na representação internacional, se mantém o médico Eduardo Gus, que atuará juntamente com a pediatra Maria Cristina Serra. O médico José Adorno continua sendo o representante Interinstitucional Nacional.

A Revista Brasileira de Queimaduras passa a ter novo editor, cargo agora ocupado pelo médico Fabiano Calixto Fortes. Na Coordenação de Ligas também tem novidade: o fisioterapeuta Juliano Tibola assume a posição.

O Conselho Fiscal foi todo renovado. Ocupam as vagas os médicos Bruno Bianco e Jayme Farina, e a nutricionista Giselle Gonçalves.

A nova gestão tem mandato de dois anos, podendo se candidatar à reeleição. 

Outras Notícias

2024 - Um ano inteiro de realizações

EU VENCI – Como fénix, Hanna Gabryelle renasceu das cinzas

Dezembro é cheio e celebrações que exigem atenção para evitar acidentes que provoquem queimaduras

Cirurgião plástico é vital no atendimento a vítimas de queimaduras

Eu venci: arquiteta ficou mais alerta a projetos seguros depois de acidente provocado por curto-circuito

5° Encontro Catarinense Multiprofissional em Queimaduras ocorre nos dias 29 e 30 de novembro

Pesquisa em queimaduras será tema do SIG Queimaduras nessa quarta-feira (27)

Diretorias nacional e regionais têm novos representantes

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente