Nova diretoria da SBQ tem foco na linha de cuidados, fomento à pesquisa e aproximação com estudantes e instituições internacionais

- 04/12/2024

A Sociedade Brasileira de Queimaduras está de diretoria nova. Os eleitos tomaram posse nesta semana e trazem uma pauta extensa para os próximos dois anos, incluindo o fomento à pesquisa, a aproximação dos estudantes com a SBQ e o estreitamento de relações com instituições internacionais como ISBI e Felaq.

“Nosso compromisso será desenvolver e fortalecer a Linha de Cuidado às Pessoas com Queimaduras, sempre fundamentada na ciência, com foco na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. Outro ponto importante da nossa proposta é aproximar ainda mais as equipes que tratam os pacientes da prática científica, promovendo a integração entre assistência e inovação. Sabemos que há muito trabalho pela frente, mas estamos profundamente motivados e preparados para enfrentar esse desafio”, destaca a médica Kelly de Araújo, que passou a ser a nova presidente da SBQ.

Ela vai trabalhar ao lado da enfermeira Raquel Pan, anteriormente segunda tesoureira e representante internacional. “Espero poder continuar contribuindo com a valorização da equipe multiprofissional e tentando aproximar os estudantes”, diz.

Ainda entre as propostas da nova diretoria estão desenvolver protocolos de atendimento aos queimados embasados em evidências científicas, revisar atividades dos comitês e grupos de trabalho para auxiliarem no desenvolvimento dos protocolos e desenvolver o curso de cuidado ao paciente queimado, englobando desde o atendimento inicial, os cuidados multiprofissionais, abordagens cirúrgicas para tratamento agudo e de sequelas, reabilitação.

A diretoria ainda é composta por primeiro e segundo secretários, cargos ocupados pela enfermeira Elisângela Zampar e Breno Bezerra, respectivamente; pelos tesoureiros Leonardo Augusto, que é fisioterapeuta, e o médico Bruno Cintra.

Na diretoria científica, estão reeleitos o médico Flávio Nadruz e a enfermeira Moelisa Dantas. Na representação internacional, se mantém o médico Eduardo Gus, que atuará juntamente com a pediatra Maria Cristina Serra. O médico José Adorno continua sendo o representante Interinstitucional Nacional.

A Revista Brasileira de Queimaduras passa a ter novo editor, cargo agora ocupado pelo médico Fabiano Calixto Fortes. Na Coordenação de Ligas também tem novidade: o fisioterapeuta Juliano Tibola assume a posição.

O Conselho Fiscal foi todo renovado. Ocupam as vagas os médicos Bruno Bianco e Jayme Farina, e a nutricionista Giselle Gonçalves.

A nova gestão tem mandato de dois anos, podendo se candidatar à reeleição. 

Outras Notícias

Vai ao Plenário tratamento integral no SUS para vítimas de queimaduras

Eu Venci: Denize Lacerda teve 30% do corpo queimado com a explosão de uma panela automática de brigadeiro

Site do XV Congresso Brasileiro de Queimaduras está no ar!

Vítimas de queimaduras em tragédias lutam por medidas de prevenção de acidentes

SIG Queimaduras traz a experiência do médico Marcos Barreto sobre condução de um CTQ

Conitec abre consulta pública para incorporar transplante de membrana amniótica no SUS

Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião

SIG retoma atividades do ano com palestra sobre Saúde Digital e Queimaduras

Fala, presidente! O fisioterapeuta Luis Guilherme Araujo fala dos desafios no Rio de Janeiro

Novo fascículo da RBQ está no ar e a edição 4/2024 já está em fase de finalização

SBQ MA promove jantar científico para discutir ações de atendimento às vítimas de queimaduras no estado

Carnaval sem queimaduras solares! Dicas para os foliões aproveitarem a festa sem desconforto!

Eu venci: Paulinho Lima não tem superpoderes, mas lutou pela vida como se tivesse...

Criação da Coordenação de Ligas Acadêmicas completa um ano com 26 ligas cadastradas

Fala, presidente!

Primeiro semestre tem congressos, jornadas e o retorno do SIG Queimaduras

Violência contra a mulher será tema da campanha Junho Laranja 2025

Anuidade em dia fortalece atuação da SBQ: saiba como quitar débitos

Educação em saúde pode ajudar a reduzir número de acidentes com crianças e adolescentes

Fala, presidente! A médica Kelly Daniele de Araújo foi eleita presidente da SBQ Nacional e reabre editoria para apresentar os gestores da SBQ

Ângela Maria, uma história de dor, amor e superação