YD comunicação - 23/11/2023
Evento ocorreu na noite desta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, e contou com a presença da SBQ
A noite desta quarta-feira (22) foi marcada pelo lançamento da Frente parlamentar em prol da prevenção e atenção às vítimas de queimaduras, na Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença do Representante Interinstitucional Nacional da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno. A proposta de criação da frente é do deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG).
“Essa frente é um braço legislativo para ajudar na construção das políticas acerca da saúde dos queimados, sempre objetivando a linha de cuidados. Agora, vai ter foco grande nas malhas compressivas e na reabilitação dos queimados”, destaca o médico José Adorno. O movimento para a criação da frente parlamentar contou com 200 assinaturas.
Mesmo antes do lançamento da frente, alguns passos já estavam sendo dados em prol das vítimas de queimaduras. “Já começamos a agir, solicitando ao Ministério da Saúde que distribua malhas de compressão, gratuitamente, para essas pessoas e que haja educação preventiva nas escolas, contra acidentes e incidentes causados pelo fogo”, destaca o deputado Pedro Aihara, que é bombeiro militar.
Ele destacou que também já foi protocolado o PL 5.593/2023, propondo que os queimados tenham atendimento especializado no Sistema Único de Saúde. “Lutaremos, incansavelmente, para que as vítimas de queimaduras, que já passaram e passam por momentos tão difíceis, possam reconstruir suas vidas, com apoio e dignidade”, frisou.
“A frente parlamentar tem essa capacidade de pautar o legislativo em todos os cenários importantes sobre o progresso das leis que amparam a questão da prevenção e do atendimento global ao paciente queimado”, observa Adorno, destacando, também, o importante papel da SBQ nessa busca. “É um esforço concentrado para dar impulso inicial para que a gente consiga esse apoio do legislativo nos vários canais de construção da política de atendimento ao queimado, objetivando a construção da linha de cuidado”, complementa.
Além da SBQ, representantes de organizações não-governamentais também estiveram presentes ao lançamento da frente. “Fomos todos ouvidos: médicos, vítimas, Corpo de Bombeiros, Ministério da Saúde, a fim de colocar na agenda do Governo Federal essa pauta tão importante para todos nós e para sociedade em geral, que sendo conscientizada dos perigos das queimaduras, não precisará passar pelas dores e traumas que uma queimadura ocasiona”, destaca a representante da Associação Nacional dos Amigos e Vítimas de Queimaduras, Alexandra Bilar.