Internações por queimaduras com álcool 70% sobem no país

- 12/08/2020


SBQ acompanha, diariamente, os dados de CTQs

A Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) acompanha diariamente, desde março, os casos de internações com queimaduras devido ao álcool 70%, em 36 Centros de Tratamento de Queimados (CTQs) e hospitais gerais pelo país. O monitoramento gerará um estudo científico do impacto do álcool durante a pandemia no Brasil.

Desde o dia 19 de março até o dia 12 de agosto, já foram contabilizadas 497 internações por queimaduras com álcool 70%, na forma líquida ou em gel. Delas, 141 foram em São Paulo, 107 em Goiás, 63 em Pernambuco, 34 em Mato Grosso, 20 em Minas Gerais, 17 internações na Bahia e no Espírito Santo, 16 em Brasília, 12 no Paraná e em Sergipe, 11 no Rio de Janeiro, oito no Mato Grosso do Sul, sete em Teresina e no Rio Grande do Norte, seis no Pará e na Paraíba, cinco em Porto Velho e no Rio Grande do Sul e três em Santa Catarina.

A Sociedade Brasileira de Queimaduras e o cirurgião pediátrico Maurício Pereima são os responsáveis por coletar os dados dos pacientes enviados pelos CTQs do país, até o final do ano o estudo deve estar pronto. De acordo com o especialista, durante toda a epidemia do Covid-19 se estimulou o uso do álcool para fazer a assepsia, mas se esqueceu de orientar a população sobre os riscos do álcool e não ofereceu outros produtos que poderiam ser utilizados com a mesma eficácia para fazer a prevenção da doença.

De acordo com o médico, há cerca de nove anos, quando foi proibida a venda do álcool líquido no país, houve uma diminuição de cerca de 30% da incidência geral de queimaduras no período, mostrando que o álcool é um importante agente etiológico que causa queimaduras. “A gente está numa luta constante para diminuir a incidência de queimaduras por álcool no Brasil. Aqui é o único país do mundo que tem essa estatística alta de queimaduras pelo produto. O álcool é utilizado culturalmente como produto de limpeza de fácil acesso e barato. As pessoas usam indiscriminadamente, ser ter noção da gravidade”, reforça.

A mortalidade por queimadura em grande extensão chega de 5% a 8%. Quando não leva ao óbito, a pessoa padece de uma doença crônica. A pele queimada não protege do sol eficientemente, precisa ser hidratada constantemente, pode ter câncer, se o paciente tiver queimaduras graves e ficar internado tem grandes chances de ficar com doenças na parte imunológica, cardíaca ou neurológica por muitos anos. Além de ficar com limitações funcionais e de autoimagem que podem afetar o paciente emocionalmente e psiquiatricamente.

QUEIMADURAS - Neste período de pandemia, houve uma modificação do acidente. “Devido aos alertas da importância dada ao álcool como agente higienizador, as pessoas passaram a usar de maneira diferente de como usavam antes. Ao invés de só passar nas mãos, elas começaram a utilizar no corpo para se proteger. Ou seja, perto de uma chama, um isqueiro ou um cigarro, a pessoa pode se incendiar”, explica o presidente da SBQ, José Adorno.

A indústria ampliou o leque de ofertas dos produtos com outras variações: em spray, hidratante, perfumados e glicerinado. “Quanto tempo permanece na pele em relação ao álcool que não tem produtos adicionados? Não temos estudos ainda sobre quais cuidado a mais devemos ter”, destaca o médico.

PREVENÇÃO – José Adorno lembra que a luta contra a presença do álcool no ambiente doméstico é longa. O especialista explica que o levantamento identifica uma relação de causa e efeito, com a disponibilidade do álcool as pessoas estão tendo mais acidentes com o produto, logo ações de prevenção devem ser tomadas.

Para Adorno, “retirar o álcool do ambiente doméstico, exigir que as embalagens sejam mais seguras e identificadas como agente perigoso. Adotar medidas de normatização e leis que limitam o acesso ao produto. Além de criar campanhas educativas com a população ensinando e alertando sobre o perigo de lidar com a substância altamente inflamável que causa acidentes graves, especialmente em crianças e idosos que são pessoas mais vulneráveis a esse tipo de acidente”.

Outras Notícias

Réchaud e fondue oferecem riscos de queimaduras

Inscrições abertas para o III Meeting de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-10

Maquiagem terapêutica será tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (17)

No Dia do Infectologista, SBQ fala da atuação deste profissional nos CTQs

Minas Gerais acaba de credenciar mais dois CTQs de alta complexidade

Porto Velho recebe CNNAQ, curso promovido pela SBQ

SBQ recebe homenagem em evento da Abracopel

Representante da SBQ participa de evento de queimaduras da Asia Pacific Burn Association

SIG Queimaduras desta quarta-feira (3) fala sobre desafios da motricidade orofacial na fase aguda

SBQ é signatária em campanha vinculada ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovida pelo CNJ

EU VENCI – A positividade de Adrielle Macedo move o mundo em sua volta

Após votação em assembleia, Estatuto da SBQ terá duas alterações

SIG Queimaduras desta quarta-feira (27) abre discussão para a importância do atendimento pré-hospitalar

Ideação suicida e queimadura é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (20)

Acidentes domésticos será tema da campanha Junho Laranja 2024

SBQ isenta pagamento de anuidade do período da pandemia

SBQ conta com 11 mulheres em posições de liderança

Parceria entre SBQ e Abracopel rende bons frutos no caminho da prevenção

EU VENCI – Da dor, Fernanda Nogueira tira forças para promover a prevenção

Comitês apoiam SBQ na construção do processo de atendimento integral à saúde de pacientes queimados