I Congresso Norte e Nordeste de Queimaduras gerou importantes discussões

YD Comunicação - 19/10/2022

Foram dois dias de evento e mais um dia do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ)

O I Congresso Norte Nordeste de Queimaduras, promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), reuniu 169 congressistas, em Natal, entre os dias 13 e 15 de outubro. Palestrantes de diferentes estados do Brasil participaram das mesas redondas e das conferências. 

O presidente do Congresso e cirurgião plástico, Marco Almeida, comemora o resultado do encontro que teve como grande diferencial a abordagem multidisciplinar no atendimento ao queimado. “Colocamos em evidência a importância de todas as equipes – médica, enfermagem, terapia ocupacional, assistente social, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia – todos que estão envolvidos com queimados”.

Outro momento enfatizado, por Marco Almeida, foi a mesa redonda de responsabilidade social que reuniu entidades do setor público e privado para discutir melhorias para as queimaduras. Onde falaram sobre estruturação de campanhas de prevenção, estímulo de mudanças na prestação de serviços, na incorporação de produtos que queimem menos ou que não sejam inflamáveis e na possibilidade de conseguir fonte financeira para estruturação e manutenção dos CTQs do país.

“Foi um momento muito especial, onde todo mundo participou ativamente e ficou muito motivado com as novas possibilidades. Inclusive com a possibilidade, de se criar, o selo laranja. Assim como, existe um selo verde. Para as empresas envolvidas com responsabilidade social”, relata Marco Almeida. 

O presidente da SBQ, José Adorno, fez um balanço positivo do Congresso de Natal e das ações realizadas. “Além de cumprirmos o nosso papel que é a prevenção, a capacitação de profissionais, a atualização de temas da equipe que trabalham com queimaduras e sobre as inovações tecnológicas. Tivemos a oportunidade, de também, fazer um alinhamento estratégico institucional para a nova gestão”, conta Adorno. 

Curso CNNAQ – Participaram  96 profissionais do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), um pré-evento do Congresso.


“Foram abordados aspectos importantes para profissionais de saúde que fazem o primeiro atendimento do queimado. Esse é o objetivo do curso, uma padronização de atendimento. Um dos nossos propósitos é capacitar profissionais acerca do atendimento das queimaduras para que obtenha melhores resultados para aqueles profissionais que não são especialistas e atendem a população”. 

Adorno disse, ainda que, além do curso on-line do CNNAQ que pode ser feito a qualquer momento, novos cursos presenciais estão sendo programados para acontecer em São Luís (MA), Minas Geral (BH) e Porto Alegre (RS).

Prevenção – De acordo com o cirurgião plástico Marco Almeida, os eventos do Congresso começaram com uma ação de prevenção no Parque das Dunas, em Natal. No Dia das Crianças, dia 12 de outubro, por onde passaram milhares de crianças, que puderam participar de brincadeiras lúdicas e teatros sobre acidentes com queimaduras. “Foi muito diferenciado e emocionante. A maior ação no Brasil, até hoje, envolvendo uma série de equipes”.





Outras Notícias

Fala, presidente: Margareth Gonzaga, SBQ regional Espírito Santo

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”