YD Comunicação - 19/10/2022
Foram dois dias de evento e mais um dia do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ)
O I Congresso Norte Nordeste de Queimaduras, promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), reuniu 169 congressistas, em Natal, entre os dias 13 e 15 de outubro. Palestrantes de diferentes estados do Brasil participaram das mesas redondas e das conferências.
O presidente do Congresso e cirurgião plástico, Marco Almeida, comemora o resultado do encontro que teve como grande diferencial a abordagem multidisciplinar no atendimento ao queimado. “Colocamos em evidência a importância de todas as equipes – médica, enfermagem, terapia ocupacional, assistente social, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia – todos que estão envolvidos com queimados”.
Outro momento enfatizado,
por Marco Almeida, foi a mesa redonda de responsabilidade social que reuniu
entidades do setor público e privado para discutir melhorias para as
queimaduras. Onde falaram sobre estruturação de campanhas de prevenção,
estímulo de mudanças na prestação de serviços, na incorporação de produtos que
queimem menos ou que não sejam inflamáveis e na possibilidade de conseguir fonte
financeira para estruturação e manutenção dos CTQs do país. |
“Foi um momento muito especial, onde todo mundo participou ativamente e ficou muito motivado com as novas possibilidades. Inclusive com a possibilidade, de se criar, o selo laranja. Assim como, existe um selo verde. Para as empresas envolvidas com responsabilidade social”, relata Marco Almeida.
O presidente da SBQ, José Adorno, fez um balanço positivo do Congresso de Natal e das ações realizadas. “Além de cumprirmos o nosso papel que é a prevenção, a capacitação de profissionais, a atualização de temas da equipe que trabalham com queimaduras e sobre as inovações tecnológicas. Tivemos a oportunidade, de também, fazer um alinhamento estratégico institucional para a nova gestão”, conta Adorno.
Curso CNNAQ – Participaram 96 profissionais do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ), um pré-evento do Congresso.
“Foram abordados aspectos
importantes para profissionais de saúde que fazem o primeiro atendimento do
queimado. Esse é o objetivo do curso, uma padronização de atendimento. Um dos
nossos propósitos é capacitar profissionais acerca do atendimento das
queimaduras para que obtenha melhores resultados para aqueles profissionais que
não são especialistas e atendem a população”. |
Adorno disse, ainda que, além do curso on-line do CNNAQ que pode ser feito a qualquer momento, novos cursos presenciais estão sendo programados para acontecer em São Luís (MA), Minas Geral (BH) e Porto Alegre (RS).
Prevenção – De acordo com o cirurgião plástico Marco Almeida, os eventos do Congresso começaram com uma ação de prevenção no Parque das Dunas, em Natal. No Dia das Crianças, dia 12 de outubro, por onde passaram milhares de crianças, que puderam participar de brincadeiras lúdicas e teatros sobre acidentes com queimaduras. “Foi muito diferenciado e emocionante. A maior ação no Brasil, até hoje, envolvendo uma série de equipes”.