YD Comunicação - 25/02/2021
Portal contribuirá para a difusão do conhecimento baseado, em evidências para o cuidado do grande queimado
A fragilidade nos cuidados iniciais ao paciente queimado levou a enfermeira Fernanda Silva dos Santos a desenvolver um site voltado ao assunto, como parte do processo de mestrado profissional. O objetivo do portal é contribuir para a difusão do conhecimento, baseado em evidências para o cuidado do grande queimado na fase de ressuscitação (primeiras 48 a 72 horas após o trauma).
“Há uma lacuna na formação e na atualização profissional nesse sentido, gerando desconhecimento e até angústia nas equipes nesses contextos frente ao paciente queimado. Assim, é necessário que as melhores evidências científicas e uma proposta de plano de cuidados estejam disponíveis, de acesso fácil a esses profissionais”, ressalta Fernanda, que é membro do Comitê de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
Ela conta que, durante o mestrado, ao discutir tecnologias para o cuidado e educação, o site surgiu como uma possibilidade de tecnologia de fácil acesso para o público-alvo, no caso, enfermeiros em serviços que não são referência para o atendimento ao queimado.
“No primeiro momento, enfermeiros participaram da definição dos assuntos abordados. Após essa etapa, foi realizada uma revisão de literatura em guidelines, diretrizes para desenvolver o conteúdo. Na última fase, enfermeiros experts no cuidado ao queimado avaliaram o conteúdo desenvolvido. Profissionais que atuam em serviços que não são referência para o atendimento ao queimado avaliaram a aplicabilidade do site”, detalha o processo de criação do portal.
Para acessar o portal, clique aqui.