Enfermagem alia conhecimento a humanização para oferecer o melhor a vítimas de queimaduras

YD Comunicação - 12/05/2022

Especializações e cursos ajudam a melhorar a qualidade no atendimento a esses pacientes

Amor e conhecimento. Os dois itens são básicos para quem deseja atuar como enfermeiro no atendimento a pacientes queimados. As vítimas, que sofrem dores físicas, emocionais e preconceitos diversos, recebem deste profissional o que precisam para uma recuperação menos dolorosa.

“Eu costumo dizer que o queimado é o mais complexo que existe, tanto pela complexidade da feriada, quanto da parte clinica, psicológica, nutricional”, comenta a enfermeira de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e membro do Comitê de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Daniela Borges Matias.

Com isso, segundo a profissional, o enfermeiro que trabalha com esse perfil precisa focar na sua plena capacitação. “Feridas, paciente crítico, em emergência, em conhecimento clínico e fisiopatológico da queimadura e investir na questão da compreensão dos danos emocionais e nutricionais que esse paciente está sujeito para lidar com esses desafios do dia a dia”, destaca.

A atuação do enfermeiro dentro de um centro de tratamento de queimados contempla diferentes atividades, desde assistência direta ao paciente, passando pela administração de medicações, na atuação antes, durante e após cirurgia, no tratamento da ferida, em balneoterapia.

Além disso, também atuam no suporte emocional. “Ele atua dando apoio à família com orientação de autocuidado, reabilitação, no sentido de apoio de alimentação, cuidado como um todo, feito de uma forma centrada no conhecimento, mas também na humanização no sentido de cuidado especificamente falando”, frisa Daniela Borges.

Para atuar em tudo isso, é preciso formação adequada. Existem programas de residência específicos para atendimento a queimados, mas o profissional também pode buscar outros campos de atuação que ajudam no atendimento a vítimas de queimaduras, como especialização em feridas, terapia intensiva e em dermatologia.

Prevenção - Para Daniela Borges, além do cuidado, quem atua na enfermagem também precisa ter como foco a prevenção. “Queimaduras são complexas, graves, limitantes, muitas vez, mutilantes, que causam danos emocionais intensos não somente ao paciente, mas para toda a família”, elenca.

Ela diz, ainda, que é preciso focar em programas e políticas de prevenção. “Neste sentido, a SBQ tem feito a sua parte, com programas de educação continuada, produção de cartilhas e divulgação de trabalhos científicos. Precisamos divulgar mais os CTQs para que as pessoas entendam como funcionam e que os pacientes sejam encaminhados para esses centros, que são especializados”, completa.

Dia da Enfermagem – Neste 12 de maio comemora-se, mundialmente, o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Outras Notícias

Bancos de tecido começam a realizar as captações, processamentos e envio de membrana amniótica após incorporação ao SUS

“Ser grato por continuar vivo colocou em meu coração um propósito de seguir em frente fazendo das cicatrizes uma oportunidade de testemunhar a vida”

Incêndio na COP30 pode ter causa de origem elétrica e reforça alerta já feito anos atrás pela SBQ e Abracopel

Fala, presidente: Rogério Noronha está a frente da SBQ Minas Gerais

Inscrições abertas para o XVI Congresso Brasileiros de Queimaduras 2026

Prazo para pagamento de anuidade 2025 da Sociedade Brasileira de Queimaduras termina em 30 de novembro

Brasil ganha primeiro Laboratório da Pele de Tilápia, instalado na Universidade Federal do Ceará

Rechaud: é preciso regulamentação e campanhas preventivas

Maria Leonor Paiva, segunda vez presidente da SBQ RN

Nova edição da Revista Brasileira de Queimaduras já pode ser acessada

Luana Gaspar foi vítima de um fio desencapado que quase lhe custou a vida

ISBI abre chamada para programa de avaliação de centros de queimados

CampSamba 2025 reuniu 15 crianças vítimas de queimaduras em Pernambuco

Queimaduras entre crianças: um risco subestimado e frequente

SBQ e Cofen conversam sobre Linha de Cuidados em Queimaduras

No Dia da Secretária, SBQ reconhece a importância da atuação de Loraine Derewlany, secretária executiva da entidade

Membrana amniótica já compõe Política Nacional de Doação e Transplantes criada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (26)

SBQ participa de Movimento pela Curricularização dos Conteúdos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos

Fernanda Gazola: “a vida de um sobrevivente de queimaduras é recomeçar todos os dias”

Painel sobre uso da membrana amniótica em pacientes queimados rende elogios