YD Comunicação - 18/05/2021
O programa regular do dia 19 será comandado pelo chefe da Divisão de Cirurgia de Urgência e Trauma da USP, Sandro Scarpelini
Nesta quarta-feira (19), a partir das 12h, o SIG Queimaduras tratará sobre “Controle de Danos”, apresentado pelo chefe da Divisão de Cirurgia de Urgência e Trauma da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Sandro Scarpelini.
Conforme explica o especialista, a cirurgia do controle de danos tem como objetivo diminuir a necessidade adicional do estresse cirúrgico em um momento de fragilidade fisiológica. “O conceito de Controle de Danos não é novo. Com o passar do tempo, ele evoluiu para uma técnica moderna de reanimação e cirurgia abreviada, com estabelecimento do tamponamento abdominal, controle da contaminação, tratamento definitivo tardio e restauração da fisiologia e coagulação normais”, detalha.
Sandro, que também é presidente da Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto e secretário da Saúde do Município de Ribeirão Preto/SP, diz, ainda, que este procedimento, em pacientes apropriadamente selecionados, pode salvar vidas e quando indicado, deve ser realizado em qualquer hospital.
A apresentação será moderada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), José Adorno, e pelo coordenador do SIG Queimaduras, Flavio Nadruz Novaes. Vale relembrar que a programação é online e gratuita.
Após 10 dias, a aula gravada ficará disponível na Biblioteca Virtual da SBQ para sócios.
Seguem as instruções técnicas para conexão:
1. Acesse o endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigqueimaduras
2. Na janela "Não tenho uma conta" digite seu Nome (Cidade-UF) e clique em "Entrar"
3. Aguarde um instante e seja bem-vindo a sala virtual!
4. Navegador recomendado: Google Chrome
5. Antes de conectar verifique os requisitos de uso: http://url.rnp.br?Requisitos-MCONF
6. Vídeo aulas de apoio sobre como utilizar o MCONF: http://url.rnp.br?Videos-MCONF
7. Todos os microfones e câmeras deverão permanecer fechados.
Até 2 de abril, qualquer pessoa pode contribuir com sugestão, crítica ou opinião