YD Comunicação - 24/01/2023
Profissionais procuram atualização e troca de experiências
Todos os meses, o grupo de profissionais associados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ganha novos especialistas. Cinco novos associados entraram nos meses de novembro e dezembro. Entre as diversas vantagens de ser sócio está a de integrar uma rede com profissionais especialistas em queimaduras, participar de cursos e ficar atualizado sobre os novos tratamentos.
Foi o que fez o o cirurgião geral Roberto Mendes Ferreira se associar. Ele trabalha com queimados desde 2004 e buscou a SBQ com o propósito de ficar mais perto dos profissionais que lidam diariamente com queimaduras e, assim, poder aprender ainda mais.
"O meu interesse em tratar queimados surgiu da própria necessidade de conduzir os semelhantes, que como é sabido, tem danos em toda esfera de vida enquanto um ser vivo. Esse sofrimento foi a mola propulsora para que eu estudasse, aprofundando meus conhecimentos em uma área em que as graduações em saúde, de uma maneira geral, não dão a ênfase que esse tema multidisciplinar tanto merece", conta o médico.
A cirurgiã plástica Danielle Solia também busca se atualizar mais no que há de melhor para o tratamento do queimado. Ela conta que passou a acompanhar os alunos de medicina da PUC Minas - Poços de Caldas nos ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS) e viu a necessidade de orientá-los bem.
"Trabalho com queimados desde a residência, fui mais ativa nos primeiros anos de profissão aqui na minha cidade, Poços de Caldas. Não havia, há 22 anos, muitos profissionais que tratassem queimadura, tudo era encaminhado para Belo Horizonte, assim comecei a tratar", diz a cirurgiã.
Foi também na residência médica que a fisioterapeuta Tatiana Coser Normann percebeu que a maior parte dos profissionais não sabem tratar queimados e que o atendimento faz a diferença na recuperação.
"Busco, na SBQ, ter acesso a materiais e estar em contato com profissionais experientes para troca de conhecimentos, aproveitar os eventos e cursos e, assim que possível, uma pós- graduação específica da área", diz a profissional que trabalha há três anos com queimados.
A farmacêutica clínica Priscila Batista Parente Purificação trabalha com queimados desde 2013. O interesse por tratar queimaduras começou com a participação dela na equipe multidisciplinar dos queimados no Hran.
"Fui convidada para me associar pelo Dr. José Adorno e achei interessante e importante fazer parte da sociedade. Busco colaborar com a SBQ no que for pertinente à minha profissão. Criação de protocolos, elaboração de boletins informativos sobre medicamentos e tratamentos de queimaduras".
O cirurgião plástico, Leonardo Gomes, atua com queimados há um ano, quando passou a fazer sobreaviso de cirurgia plástica no hospital de pronto socorro. Procurou a SBQ em busca de acesso a informações atualizadas e treinamentos na área de queimaduras.