- 07/12/2024
Cirurgiões plásticos desempenham um papel vital na recuperação de pessoas que sofreram queimaduras graves. Essas lesões podem causar deformidades severas, dor e limitações funcionais. É aí que a especialidade entra em cena para reverter ou minimizar esses danos, utilizando técnicas como enxertos de pele, reconstruções com retalhos cutâneos e tratamentos para cicatrizes.
Pela Portaria 1.273/2000, do Ministério da Saúde, é o cirurgião plástico que coordena os centros de tratamento intensivo de queimaduras. Esse profissional tem que ter formação em cirurgia, conhecimento da fisiopatologia da queimadura e, também, tem que conhecer um tanto da terapia intensiva.
Para quem deseja atuar na área, além da vocação, é preciso estar antenado com tudo que está acontecendo com os queimados, pois é preciso pensar além da cirurgia e cicatrização. Tem que considerar as questões psicológica e social.
Para a presidente da SBQ, Kelly de Araujo, todo estudante deveria entender um pouco de atendimento a pacientes queimados porque, segundo ela, em algum momento o profissional vai atender uma vítima no pronto-socorro ou hospital.
“Você tem que saber conduzir o que é grave e o que não é, se dá para tratar ali ou se precisa encaminhar para um centro especializado”, destaca, lembrando que quem quer estudar pode procurar as ligas de cirurgia plástica pois sempre vai ter uma aula de queimados e vai tendo contato com matérias específicas.
Para ser cirurgião plástico é preciso graduação em medicina, dois anos de especialização em cirurgia geral e mais três de cirurgia plástica. Alguns serviços pelo Brasil ainda ofertam a possibilidade de atuação de atendimento, onde o cirurgião plástico pode fazer mais um ano dentro desses universo.
“É sempre muito gratificante trabalhar com paciente queimado, por saber que estamos ajudando o paciente naquele contexto. E profissionalmente falando, é um tratamento complexo e a gente fica feliz de ver o tanto que você se doa para poder obter resultados que sem a sua presença, juntamente com toda a equipe multiprofissional, não seria possível”, ressalta Kelly de Araujo, que é cirurgiã plástica.
Dia Nacional do Cirurgião Plástico – O profissional dessa especialidade tem um dia para chamar de de seu: o 7 de dezembro. A data foi escolhida de acordo com o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ainda em 1948.