YD Comunicação - 14/12/2021
Objetivo do estudo foi investigar se o padrão de tratamento de queimados mudou globalmente durante a pandemia
O artigo Impact of COVID-19 on global burn care foi publicado pela Burns e contou com a colaboração da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). O estudo observacional teve como objetivo investigar se o padrão de tratamento de queimados mudou globalmente durante a pandemia e se a renda do país, a localização geográfica, o padrão de transmissão da covid-19 e os níveis de especialização das unidades de queimados afetaram a realocação de recursos e o acesso a cuidado com queimaduras.
O Brasil, com a resposta aos questionários pelos chefes de centros de tratamento de queimados pelo país, sob coordenação da SBQ, foi o que mais teve participação na pesquisa nas Américas e o segundo maior no mundo.
“É um grande exemplo de como, de maneira integrada, podemos demonstrar para comunidade internacional bem como para nosso próprio país e autoridades o quanto podemos colaborar no monitoramento e melhoria da política nacional da assistência desse trauma”, celebra o presidente da SBQ, José Adorno.
Ele informa que nos próximos meses deverá ser feita nova avaliação para medir o impacto que ainda perdura até hoje na retomada plena de atividades em muitos estados. “A SBQ agradece a todos que colaboraram nesse estudo e outros que estão sendo aguardados desenvolvimento e publicação em revistas especializadas. Trabalhar de maneira integrada fortalece nossa instituição e direciona discussões nacionais de melhoria”, finaliza.
Baixe o artigo completo: Artigo_Publicado Burns.pdf