- 19/08/2024
Palestrante será o médico Edvaldo Campos.
Para ele, conhecer o tratamento inicial reduz complicações e mortes de
pacientes queimados
O SIG Queimaduras desta quarta-feira (21) terá como tema "Lesão inalatória - diagnóstico e tratamento inicial. O que observar”. O palestrante será o médico Edvaldo Campos, especialista em medicina intensiva e docente do curso de medicina da UniCesumar, laboratório de simulação realística (Simulab).
“Vamos discutir, nessa reunião, como deve ser feito diagnóstico da lesão inalatória e como o tratamento inicial bem conduzido pode diminuir a mortalidade e as complicações nessa forma de trauma que é tão impactante”, destaca Edvaldo Campos.
Segundo o médico, a lesão inalatória é o fator mais importante para o aumento da mortalidade em pessoas queimadas, principalmente devido às complexas mudanças na fisiologia pulmonar com consequente prejuízo nas trocas pulmonares e aumento do risco de infecções. “Dessa forma, conhecer o tratamento inicial com suas metas padronizadas leva a melhores resultados clínicos com diminuição das complicações e da mortalidade”, completa.
A reunião do SIG é online e gratuita e ocorre a partir do meio-dia. Desta vez, o público-alvo são profissionais de saúde que integram as equipes multidisciplinares de serviços de atendimento pré-hospitalar como Samu, emergência, profissionais de unidades de terapia intensiva geral e, principalmente, de unidades especializadas em tratamento de queimados.
Para acessar, basta entrar no link no horário da reunião. Para sócios que não puderem participar ao vivo ou quiserem rever o conteúdo, a palestra fica gravada e será disponibilizada na Biblioteca Virtual do site da SBQ após 10 dias do encontro.