- 28/08/2025
Dedicar tempo, conhecimento, talento, amor, solidariedade. Tudo sem receber nenhum valor financeiro em troca. Assim é o voluntariado, que transforma a realidade de muitas pessoas em diversos aspectos. Para atender vítimas de queimaduras, cerca de seis organizações não-governamentais atuam em alguns pontos do país doando amor, atendimento em saúde e materiais, como malhas compressivas.
Josias Alves é um dos beneficiados pelo voluntariado. Atendido pelo Núcleo de Proteção aos Queimados, ele recebeu atendimento médico e suporte para o tratamento após sofrer um acidente que provocou queimaduras. “O voluntariado é de suma importância e essencial para as vítimas de queimaduras, principalmente para as questões emocionais”, frisa.
Ele se sentiu tão bem em ser ajudado que até se tornou voluntário no NPQ, assim como Ivani Correia, também vítima de queimaduras. “A gente precisa dessa atenção. Eu recebi material e atendimento de equipe multiprofissional de fisioterapeuta, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Todos me atenderam voluntariamente”, conta ela, que se acidentou quando criança, teve 70% do corpo queimado e até hoje precisa de tratamento.
O trabalho de voluntários da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes a Queimaduras foi essencial para Edileuza Almeida de Sales, que teve 20% do corpo queimado por álcool e fogo em um acidente doméstico.
“Eu recebi uma malha compressiva para o meu braço e foi muito importante para mim”, conta ela. Edileuza retribui a gratidão ajudando outras pessoas. “Sou voluntária de um grupo de orações, ajudo pessoas na clínica da alma”, conclui.
Segundo dados recentes da pesquisa Voluntariado no Brasil, organizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), cerca de 57 milhões de brasileiros já realizaram algum tipo de atividade voluntária. Entre as principais áreas de atuação estão saúde, educação, assistência social, meio ambiente e cultura.
Dia Nacional do Voluntariado- Celebrado em 28 de agosto, é uma data que busca valorizar e incentivar a participação de pessoas que dedicam tempo, talento e energia em prol do bem comum. Instituída pela Lei nº 7.352, em 1985, a data ressalta o papel essencial do voluntariado no fortalecimento da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e solidária.