Segunda edição da Trilha do Conhecimento encerra com painel científico

YD Comunicação - 06/08/2021

Encontro virtual de encerramento acontecerá dia 11 de agosto. As inscrições são gratuitas e abertas para qualquer profissional de saúde 

A segunda edição do projeto Trilha do Conhecimento, promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras em parceria com a Convatec, já publicou todos os capítulos previstos. Para marcar o encerramento, que teve como tema central - As feridas das queimaduras, será realizado um painel científico online, com alguns autores, no dia 11 de agosto, às 19h. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo site da Convatec Class  - clique para se inscrever

Durante todo o mês de julho, foram publicados artigos assinados por profissionais atuantes em centros de tratamento de queimados de todo o país, associados da SBQ, além de podcasts gravados com os autores. “O podcast é uma forma prática para ouvir uma discussão com os profissionais, antes ou depois de ler os artigos, para detalhar aspectos relevantes dos textos”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.  

Todo o material ficará disponível permanentemente na biblioteca virtual da SBQ para os associados e, por seis meses, para não sócios. “O maior objetivo do projeto é propagar conhecimento para profissionais de saúde que trabalham ou venham a trabalhar com pacientes queimados. É uma apresentação direcionada, temática, com profissionais experientes”, frisa Adorno. 

Um dos autores de artigos foi o médico Alfredo Gragnani Filho, que assina o texto “Ferida Crônica”, ao lado de Marcus Vinícius de Mello Pinto. “Agradeço o convite, por poder ter colaborado com esse projeto fundamental para que a SBQ mantenha a difusão de conhecimento científico, baseado em publicações sérias e atualizadas”, destaca. 

Entre os assuntos abordados por eles estão conceitos básicos, populações de risco e patologias envolvidas, complicações, fisiopatologias, substitutos de pele, entre outros. “Conseguimos dar uma pincelada em perspectivas futuras e pensar em prevenção e otimização de recursos humanos, financeiros e sociais no tratamento de feridas crônicas”, diz Gragnani. 

A vice-presidente da SBQ Minas Gerais, Kelly Danielle de Araújo, falou sobre infecção e biofilme, assinando o artigo com Daniela Carreiro de Mello. “Foi bom ter essa parceria, porque tenho a vivência como médica e ela como enfermeira. Foram pontos de vista diferentes, visando a melhor assistência. O atendimento ao paciente queimado é feito de forma multiprofissional”, frisa a médica. 

Ela destaca a importância de divulgar os artigos de forma geral, visto que pacientes queimados não são atendidos somente em CTQs. “Nem sempre tem vaga nos centros especializados e esses pacientes precisam ser levados a outros hospitais. Os podcasts foram importantes também, pois pudemos explicar como avaliar o paciente, quais sinais observar, orientações de colher exame”, enumera. 

Para a enfermeira Fernanda Silva do Santos, autora do artigo “Coberturas e fechamento de feridas”, assinado junto com Jayme Adriano Farina Jr, participar do projeto foi enriquecedor. “Discutimos evidências e trocamos experiências sobre a prática. A composição do grupo multidisciplinar agrega conhecimentos e habilidades diversas, resultando no desenvolvimento do material que, certamente, contribuirá para qualificar o cuidado às vítimas de queimadura. 

PARCERIA – Para desenvolver o projeto, a SBQ contou com patrocínio da Convatec, uma companhia global de tecnologias e produtos médicos, líder de mercado no tratamento de feridas, cuidados em estomia, incontinência e cuidado intensivo.
“Esse apoio é muito importante para que a SBQ consiga promover atividades educativas e disseminar conhecimento”, agradece o presidente da Sociedade, José Adorno, lembrando que o tema da segunda edição do projeto foi escolhido pelo Comitê Científico da SBQ, devido à sua relevância.

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)