YD Comunicação - 06/08/2021
Encontro virtual de encerramento acontecerá dia 11 de agosto. As inscrições são gratuitas e abertas para qualquer profissional de saúde
A segunda edição do projeto Trilha do Conhecimento, promovido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras em parceria com a Convatec, já publicou todos os capítulos previstos. Para marcar o encerramento, que teve como tema central - As feridas das queimaduras, será realizado um painel científico online, com alguns autores, no dia 11 de agosto, às 19h. Para participar, é preciso fazer inscrição pelo site da Convatec Class - clique para se inscrever.
Durante todo o mês de julho, foram publicados artigos assinados por profissionais atuantes em centros de tratamento de queimados de todo o país, associados da SBQ, além de podcasts gravados com os autores. “O podcast é uma forma prática para ouvir uma discussão com os profissionais, antes ou depois de ler os artigos, para detalhar aspectos relevantes dos textos”, destaca o presidente da SBQ, José Adorno.
Todo o material ficará disponível permanentemente na biblioteca virtual da SBQ para os associados e, por seis meses, para não sócios. “O maior objetivo do projeto é propagar conhecimento para profissionais de saúde que trabalham ou venham a trabalhar com pacientes queimados. É uma apresentação direcionada, temática, com profissionais experientes”, frisa Adorno.
Um dos autores de artigos foi o médico Alfredo Gragnani Filho, que assina o texto “Ferida Crônica”, ao lado de Marcus Vinícius de Mello Pinto. “Agradeço o convite, por poder ter colaborado com esse projeto fundamental para que a SBQ mantenha a difusão de conhecimento científico, baseado em publicações sérias e atualizadas”, destaca.
Entre os assuntos abordados por eles estão conceitos básicos, populações de risco e patologias envolvidas, complicações, fisiopatologias, substitutos de pele, entre outros. “Conseguimos dar uma pincelada em perspectivas futuras e pensar em prevenção e otimização de recursos humanos, financeiros e sociais no tratamento de feridas crônicas”, diz Gragnani.
A vice-presidente da SBQ Minas Gerais, Kelly Danielle de Araújo, falou sobre infecção e biofilme, assinando o artigo com Daniela Carreiro de Mello. “Foi bom ter essa parceria, porque tenho a vivência como médica e ela como enfermeira. Foram pontos de vista diferentes, visando a melhor assistência. O atendimento ao paciente queimado é feito de forma multiprofissional”, frisa a médica.
Ela destaca a importância de divulgar os artigos de forma geral, visto que pacientes queimados não são atendidos somente em CTQs. “Nem sempre tem vaga nos centros especializados e esses pacientes precisam ser levados a outros hospitais. Os podcasts foram importantes também, pois pudemos explicar como avaliar o paciente, quais sinais observar, orientações de colher exame”, enumera.
Para a enfermeira Fernanda Silva do Santos, autora do artigo “Coberturas e fechamento de feridas”, assinado junto com Jayme Adriano Farina Jr, participar do projeto foi enriquecedor. “Discutimos evidências e trocamos experiências sobre a prática. A composição do grupo multidisciplinar agrega conhecimentos e habilidades diversas, resultando no desenvolvimento do material que, certamente, contribuirá para qualificar o cuidado às vítimas de queimadura.
PARCERIA – Para desenvolver o projeto, a SBQ contou com patrocínio da Convatec, uma companhia global de tecnologias e produtos médicos, líder de mercado no tratamento de feridas, cuidados em estomia, incontinência e cuidado intensivo.
“Esse apoio é muito importante para que a SBQ consiga promover atividades educativas e disseminar conhecimento”, agradece o presidente da Sociedade, José Adorno, lembrando que o tema da segunda edição do projeto foi escolhido pelo Comitê Científico da SBQ, devido à sua relevância.