YD Comunicação - 17/11/2021
Voltada para motociclistas do estado, ação busca conscientizar a categoria para evitar acidentes, principalmente com queimaduras
Goiânia é a quarta capital do Brasil em número de motos registradas. Dessa forma, pensando na prevenção de acidentes com queimaduras envolvendo os motociclistas, foi criada a campanha Salve a sua Pele. Uma iniciativa da Gerência de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (SUVISA/GO), em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras em Goiás (SBQ/GO), com a ONG Núcleo de Proteção aos Queimados, com a Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia e com o Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Goiás (Sindimoto).
A ação faz um alerta para motoboys, entregadores motociclistas, mototaxistas, motofretistas, trabalhadores que utilizam a moto sobre a importância do uso das roupas e equipamentos de proteção. Além de sensibilizar a categoria para a prevenção dos acidentes.
De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), de 2012 a 2020, ocorreram 4.890 mortes por acidentes com motocicleta em Goiás. Foram identificadas 3.203 internações de motociclistas traumatizados em acidente de transporte em 2020, pelo Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), representando a maior causa de internações por acidente de transporte em 2020 na região.
Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho deste ano, confirmam a motocicleta como o primeiro grupo de agentes causadores, com maior frequência, de acidentes de trabalho, com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). No período de 2012 a 2020, foram 16.864 registros, ou seja, 14% dos casos.
O presidente da SBQ regional Goiás e cirurgião plástico, Riccardo Piccolo, alerta para o perigo deste tipo de acidente. “Quando o motociclista sofre uma queda, seu corpo absorve a força no choque e assim podem ocorrer diversos traumas, como fraturas, TCE (traumatismo cranioencefálico), hematomas e lesões de pele. São lesões muito comuns em nosso meio devido a inobservância às regras de trânsito”, explica.
O cirurgião lembra, ainda, para a importância de utilizar as proteções adequadas, como capacetes, jaquetas e calças próprias ao motociclismo, além de seguir os limites de velocidade.
AÇÃO – A fisioterapeuta da Gerência de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador de Goiás, Juliana Batista Noronha, conta que a atividade da Vigilância em Saúde do Trabalhador integra dois projetos: Vigiar e Agir e Projeto de Trânsito. “Em entrevista concedida pelo dr. Riccardo Piccolo para o nosso boletim mensal, foi enfatizada a ocorrência de queimaduras em acidentes com motociclistas aqui em Goiás. Observamos esta fala do dr. Ricardo, assim como os dados sobre os acidentes envolvendo esta categoria, o que indicou uma situação de exposição aos agravos relacionados ao trabalho sobre a qual deveríamos atuar”, explica.
Entre os materiais da campanha, produzidos pela comunicação da SUVISA/GO, além dos cards para divulgação, há ainda uma aula gravada para as atividades educativas. Para a coordenadora do Núcleo de Proteção aos Queimados e membro da SBQ/GO, Rosa Irlene, a campanha fortalece a campanha nacional da SBQ, Junho Laranja. “O Núcleo de Proteção aos Queimados, que atua com prevenção desde 1984, vê com muitos bons olhos a parceria para a campanha. Foi uma grande conquista para difundir a prevenção”, destaca.