SBQ dá início ao curso sobre transplante de tecidos alógenos

YD Comunicação - 19/10/2020

Dividido em quatro módulos, capacitação visa sanar dúvidas de médicos e incentiva o uso de pele no tratamento de queimaduras

A Sociedade Brasileira de Queimaduras dá início, nesta segunda-feira (19), ao curso teórico por telemedicina para transplantadores de tecidos alógenos de banco de tecidos humanos. A capacitação, que vai até 9 de novembro, foi dividida em quatro módulos e será realizada online, por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. 

As 70 vagas abertas foram todas preenchidas logo nos primeiros dias de inscrição. O curso é voltado para médicos cirurgiões plásticos ou de qualquer outra especialidade que trabalhe, há pelo menos dois anos, em centros de referências de queimados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso conta com o apoio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Federal de Medicina (CFM) e visa capacitar equipes dos Centros de Tratamento de Queimaduras (CTQ’s) no uso de tecidos alógenos (pele alógena e membrana amniótica).

No conteúdo programático estão previstos uma mesa redonda sobre política de tecidos alógenos como ação intersetorial e discussões sobre o funcionamento de bancos de tecidos, fisiologia dos transplantes, indicações para os transplantes de pele, risco e complicações, além de membrana amniótica e expectativas para bancos de pele.

Segundo o presidente da SBQ, José Adorno, o curso de capacitação vem atender à necessidade de disseminar conhecimento, dentro das equipes multiprofissionais, sobre os benefícios da utilização dos tecidos alógenos para o tratamento de queimaduras.

 “Mostrar a eles o quanto isso facilita em controle de infecções, controle clínico do paciente, porque diminui a perda hídrica, perda de massa protéica, porque cobre a ferida. Isso permite às equipes multiprofissionais, especialmente as que tratam o grande queimado, dar uma condição de mais estabilidade para que se conduza o tratamento ao longo do tempo”, explica.

Conforme destaca o gerente de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, João Batista Silva Júnior, os tecidos são produtos terapêuticos essenciais à saúde coletiva. “Esses produtos devem ser processados sob boas práticas e administrados por profissionais médicos capacitados e sob requisitos de segurança do pacientes. Neste sentido, é importante o aprimoramento do conhecimento técnico e dos requisitos de vigilância sanitária sempre com foco em atender as necessidades do paciente”, frisa.

DOAÇÃO – Para Adorno, quando se oferece conhecimento acerca da tecnologia, incentiva o uso, aumenta a demanda e sensibiliza para que mais pessoas sejam informadas sobre a importância de doar pele, assim como doar outros órgãos.

“Temos a pele alógena usada em quatro bancos de pele no Brasil. Estamos em discussão para abrir outros. Salvador e Brasília possuem planos para ganharem, cada um, um banco de pele. Precisamos aumentar a utilização e a disponibilidade de pele”, destaca o presidente da SBQ.

Outras Notícias

Profissionais de saúde promovem ação em Angola para tratar crianças vítimas de queimaduras

Brasília recebeu último CNNAQ do ano neste fim de semana

Prazo para pagamento da anuidade 2024 termina em 30 de novembro

Aloenxertos será tema apresentado pelo médico André Paggiaro no próximo SIG Queimaduras

Interessados em concorrer às diretorias nacional e regional da SBQ devem enviar chapa até 15 de novembro

Participe do Inquérito SBQ 2024 e ajude-nos a documentar a realidade dos CTQs no Brasil

Começa nesta segunda-feira (4) a Semana Mundial de Queimaduras em formato online

EU VENCI – Daniel Moraes pensou que a queimadura era o fim da linha, mas foi o início de uma nova história

Novo fascículo da RBQ está disponível para download

SBQ divulga resultados do XIV Congresso Brasileiro de Queimaduras

Terapeuta ocupacional realiza treinos das atividades diárias promovendo qualidade de vida ao paciente

Fundação Ecarta promove abaixo-assinado em prol da regulamentação do uso de membrana amniótica

SBQ convoca Assembleia Geral Ordinária para 23 de novembro para nova eleição de diretoria

No Dia do Médico, presidente da SBQ fala da trajetória e requisitos para atuar com vítimas de queimaduras

Em cinco anos, 46,1% dos óbitos por queimaduras foram atribuídos à eletricidade

Comitê de Fisioterapia reúne 11 profissionais e já lançou protocolos sobre cuidado inicial de paciente queimado

SBQ apoia publicações e firma parcerias para disseminar informações de prevenção a queimaduras em crianças

Casos de violência contra mulheres envolvendo queimaduras ainda são subnotificados

Cartilha educativa sobre queimaduras levou Prêmio Elisabeth Greenfield no XIV CBQ 2024

Alterações farmacocinéticas no grande queimado é tema do SIG Queimaduras desta quarta-feira (2)